6 de dez. de 2013

IAMSPE ASSINA COM SANTA CASA DE PRESIDENTE PRUDENTE.

Com intervenção da Comissão Regional do IAMSPE, da qual faz parte o Senhor Investigador ADILSON PEDRO CORDEIRO, acaba de ser assinado o Convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente -SP.
A atuação do Ministério Público, também acionado pelo SIPOL, foi de suma importância na concretização desse convênio. A Santa Casa adverte que não pode atender, devido ao atual espaço físico, a absolutamente todos os conveniados mais agregados do IAMSPE, pelo que limita seu atendimento de 08 a 12 internações por dia. Um quarto com quatro leitos para homens e outro quarto com quatro leitos para mulheres.
Outros convênios com outros Hospitais de Presidente Prudente estão sendo estudados (Morumbi, São Lucas). O Hospital São Lucas atenderá ortopedia, oftalmologista e otorrinolaringologia. Parabéns ao Senhor Adilson (SIPOL)  ao Senhor Carlos (SINDASP) os dois mais expressivos Sindicatos da Região de Presidente Prudente.
Senhores Policiais: se estão com problemas com o IAMSPE em suas regiões dentro do DEINTER-8, entrem em contato com o SIPOL URGENTEMENTE.

5 de dez. de 2013

Segunda Ação Judicial SIPOL

PRÓXIMA AÇÃO: lacuna legal, interpretação equivocada do Tribunal de Contas e da Fazenda Pública sobre o pagamento da Ajuda de Custo para Alimentação dos Policiais Civis. AINDA ESTE MÊS. www.sipol.com.br

A PARTIR DE 10/12/13 SERÁ NECESSÁRIO FILIAR-SE AO SIPOL

INFORMAÇÕES (18) 99697-9700 - FÁBIO

NOVA AÇÃO JUDICIAL SIPOL

NOVA AÇÃO JUDICIAL SIPOL -  contato com o mesmo via fone (18) 99697-9700. SOMENTE PESSOAL DO DEINTER 8. Demais Regiões do Estado aguardem postagem no www.sipol.com.br, na próxima terça-feira.
A PARTIR DE 10/12/13 SERÁ NECESSÁRIO FILIAR-SE AO SIPOL.

4 de dez. de 2013

Quer saber qual Deputado Estadual está do lado da Polícia Civil? Quer saber também qual está contra?

Então acesse a página www.imesp.com.br e no campo "busca por edição" escolha a data de 31/10/2013 e, no campo abaixo já estará selecionado "Executivo - Caderno 1", ignore e selecione no lugar "Legislativo" e só então clique em ok, de acordo com a ilustração abaixo: 

Aberta a página, lá em cima você escolhe a página 92, conforme a ilustração abaixo:


E comece a ler a partir do Título DEBATES.
É um pouco extenso mas tem ótimas pérolas. São os debates dos Deputados em que a Polícia Militar lotou a Assembléia querendo barrar o PLC 33/13. Divirta-se conhecendo quem é e o que pensam alguns Deputados sobre a Polícia Civil.

Não estamos contra, nem julgando ninguém. Apenas tentando distribuir informações oficiais mostrando o porquê da necessidade de elegermos um DEPUTADO ESTADUAL POLICIAL CIVIL. Cada um que tire suas conclusões.
Fábio Morrone - Presidente do SIPOL PRUDENTE


2 de dez. de 2013

CHEGOU A VEZ DOS OPERACIONAIS - SIPOL-PC

É fato que a ADPESP por meio de sua Presidenta esteve presente na ALESP, no Palácio dos Bandeirantes e na SSP todos os dias. Acompanhando de perto o projeto dos Delegados de Polícia, de manhã, de tarde e de noite.
Muitas vezes em contato com a Dra. Marilda por volta de 21h00, 22h00 ela ainda estava saindo da ALESP. Foi um trabalho que nenhuma Entidade dita dos operacionais fez. Aprende-se com os erros. Nós aprendemos. Isso nunca mais acontecerá.
Nós aqui de Prudente não temos recursos financeiros, muito menos funcionários afastados do trabalho para ficar em São Paulo realizando essa importante missão.
Quem ainda fez das tripas coração para ir na ALESP toda semana foi o KIKO da FEIPOL. Alguns líderes até foram, uma ou duas vezes. E falaram apenas em nome de suas Entidades. E sozinhos. A impressão que dava era apenas de "dar a cara". Dizer que foi pra estampar em jornalzinho. Também é válido, mas não é o suficiente.
E nem a FEIPOL sozinha vai conseguir.
Mas todos os DEINTERs unidos podem.
A ADPCESP (Associação dos Diplomatas da Polícia Civil do Estado de São Paulo) foi criada com a finalidade de ser um ente representativo, mas não uma Entidade de Classe.
A ideia é reunir todos os Escrivães Chefes e Investigadores Chefes dos DEINTERs para reuniões (pela Internet na ADPCESP(*), ou presencialmente) para INICIALMENTE juntos:

1 - apresentarem dada qual de sua região os Policiais Civis:
          - Vereadores;
          - Vereadores Presidentes de Câmaras;
          - Vice-Prefeitos;
          - Prefeitos;
          - Aposentados com cargos em comissão em órgãos públicos;
          - Policiais Civis líderes sociais ou de Entidades filantrópicas;
          - Policiais Civis com parentes os cargos acima;
          - Policiais Civis membros ou com parentes em Conselhos;
          - Policiais Civis com parentes em cargos em comissão e de liderança social;
          - Policiais Civis empresários;

2 - apresentarem cada qual aos outros as deficiências da base da área de seus Departamentos;

3 - elaborarem a pauta de reivindicações dos operacionais, racionalmente, com base nos dados discutidos em conjunto, com as respectivas justificativas (importantíssimo) para as reivindicações. Sem justificativas não há motivação para qualquer pedido;

Uma vez identificados todos os quesitos acima, juntos apresentaremos discretamente no ambiente SIPOL-PC(*) que já está em fase de elaboração, as estratégias de manipulação e uso responsável dessa ENORME FORÇA POLÍTICA, que nossos elefantes não estão sabendo usar.
(*) SIPOL-PC - grupo a ser criado dentro da ADPCESP - Associação dos Diplomatas da Polícia Civil do Estado de São Paulo, cujo acesso à leitura e publicações e comentários serão permitidos apenas aos Investigadores e Escrivães Chefes dos Departamentos do Interior e da Capital, e também Chefes dos Escrivães, Papiloscopistas, Agentes, Operadores de Telecomunicações e Carcereiros, Presidentes das Entidades de Classe da Polícia Civil, e Policiais Civis convidados.
 

Por: Fábio Morrone - Presidente do SIPOL PRUDENTE.

1 de dez. de 2013

....................... R E E S T R U T U R A Ç Ã O.....................

Em virtude das décadas em que se plantou a total descrença na Reestruturação da Polícia Civil do Estado de São Paulo colhe-se agora um resultado amargo, crítico, e em alguns casos de completo desdém.

Não. Este artigo não foi elaborado para criticar, nem para colocar em dúvida a Reestruturação anunciada pelo Delegado Geral de Polícia.

Muito pelo contrário.

Temos recebidos centenas de E-mails com mensagens parecidas, cujos pequenos trechos abaixo transcrevo:

- "fomos enganados pelos delegados";
- "fomos usados na operação blecaute";
- "só pensaram neles, e quando conseguiram o que queriam nos deixaram de lado”.

Não é hora disso. Até porque só o primeiro passo foi dado e vamos discutir agora o segundo, que é a reestruturação. E peço o apoio de todos às Entidades, ao Conselho e ao Delegado Geral. Com apoio será difícil. E sem apoiar?

Bem, quem sou eu para tentar tirar da cabeça das pessoas aquilo que pensam. Mas posso e vou tentar explicar alguns fatos que, em geral, as lideranças não colocam abertamente, seja porque não acham necessário, ou porque a base não participa muito das reuniões (e não participa mesmo, embora tenha suas razões) e com isso só fica informando quando pergunta pessoalmente, ou quando lê na Internet (hoje um meio tão usual de se buscar informações e tão confortável, que está colocando em risco a comunicação verdadeira por natureza que é a discussão presencial).

Vamos então para algumas considerações:

1 - não há nem tenho notícias de ter havido algum dia uma reunião presencial em São Paulo ou qualquer outro lugar entre todos os Escrivães e Investigadores Chefes dos DEINTERs e dos Departamentos;
1.a - os Delegados têm o Conselho;

2 - não existe reunião mensal, ou bimestral, ou trimestral, ou semestral, nem anual entre todos os líderes de todas as Entidades;
2.a - a ADPESP e o SINDPESP estão em constante contato, ainda que tenham divergências;

3 - há um estranho entendimento de alguns Sindicatos da Capital que acreditam que representam de fato e de direito TODOS os Policiais Civis do Estado de São Paulo. De direito é verdade. Mas de fato não. Podem representar alguns da Capital, mas o Estado todo não.
3.a - a ADPESP embora seja uma Associação é respeitada e sempre que necessário está junto com o SINDPESP, havendo ou não divergências.

4 - em geral os operacionais visitam e escrevem na Internet de forma aberta. Onde todos podem ler indiscriminadamente o que se escreve. E onde todos podem escrever o que querem sem que o leitor saiba quem de fato está escrevendo, se é policial civil ou não.
4.a - Os Delegados têm o DELPOL-PC. Área restrita. Quem sabe talvez até escrevam em um ou outro momento algo rude. E que divirjam uns dos outros. Mas se você não é Delegado, vai ter que se contentar em acreditar no que alguém te conta. Porque acesso você não terá.

Não precisamos ser gênios para entender o porquê de há tanto tempo tantas maravilhosas verdades serem jogadas na cara do Governo aqui na Internet por Policiais Civis, e até por quem não é, e NADA ter acontecido. NADA ter sido conquistado com esse comportamento.

Muito pelo contrário. Só perdas.

Os quatro itens acima são cruciais para o entendimento de nossa atual situação. E a reflexão sobre elas não deve passar pelo crivo dos nossos ressentimentos nos últimos 20 anos, ou nos atrasaremos mais ainda. O momento é de engolir um sapo enorme e trabalhar com a inteligência.

No Estado inteiro várias Associações e Sindicatos Regionais estão passando por renovações e sendo literalmente chacoalhados por gente nova. Isso é saudável.  Outros sendo CRIADOS, e vamos ajudar na criação. Podem entrar em contato. Se for preciso se socorrer à FEIPOL e valos colocar sua Região no mapa dos que reivindicam com profissionalismo.

Temos notícia que um SIPOL pode vir a ser criado no ABC por uma grande personalidade da Polícia Civil a quem tivemos o prazer de conhecer pessoalmente em São Paulo. E esperamos que aconteça. E conte com nosso apoio.

Para terminar.

O SIPOL Prudente gastou muito com dezenas de viagens a São Paulo só este ano. E a maior conquista foi conhecer pessoas, procedimentos, agentes administrativos que tocam a burocracia, saber onde as coisas acontecem e, principalmente, constatar a letargia que temos por conta dessa desunião.

Vivenciei nos últimos CINCO MESES a Dra. Marilda Panzonato indo e vindo da ALESP, da SSP, do Palácio dos Bandeirantes e da DGP praticamente TODOS OS DIAS.

Ela é uma só e tem muita gente apoiando. E tem estrutura financeira e postura pessoal pra isso. NÓS somos dezenas e não dá pra todos fazerem o mesmo. Um de nós tem que ser eleito, e preferencialmente da CAPITAL, sendo Presidente de Entidade ou mero Delegado Sindical ou Associativo, para fazer esse papel de embaixador, de relações públicas.

Deve visitar a ALESP dias a fio até ser conhecido e respeitado por grande parte dos DEPUTADOS ESTADUAIS (isso se chama LOB). Deve enviar por E-mail a todos os Presidentes, todos os dias, as impressões que teve naquele dia.

Até podemos fazer isso elegendo NOSSO (de dentro da casa, Policial CIVIL) Deputado Estadual. O mais forte que vislumbramos é o Senhor Georges Habib. Alguém vê motivos para dividirmos os votos e lançarmos um outro candidato para começar do zero? Sinceramente eu não.

Um Deputado tem acesso ao Palácio do Governo, aos Secretários e, se não fosse de suma importância eleger um de nossos quadros específicos, os banqueiros não fariam o mesmo, nem os industriais, nem os comerciantes, nem os investidores, nem os empreiteiros, etc.
Continua na Parte 2.

30 de nov. de 2013

A QUE FORAM COMPARADOS OS INVESTIGADORES E ESCRIVÃES?!

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
EDITAL Nº 141/2013 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES E INSTRUÇÕES ESPECIAIS
CONCURSO PÚBLICO – VÁRIOS CARGOS  
A Comissão de Concurso Público, nos termos do Decreto nº 21.872, de 06 de janeiro de 1984, TORNA PÚBLICO que fará realizar Concurso Público para provimento dos cargos de Agente Técnico de Assistência à Saúde – Farmacêutico (códigos 001 a 005), de Arquiteto (código 006), de Engenheiro I – Civil (códigos 007 a 011), de Engenheiro I – Eletricista (código 012), de Executivo Público (códigos 013 a 017), de Médico I – Clínico Geral (códigos 018 a 022), de Médico I – Ginecologista (códigos 023 a 026) e de Médico I – Psiquiatra (códigos 027 a 031), devidamente autorizado pelo Exmo. Senhor Governador do Estado de São Paulo...
2.4.5. para o cargo de Executivo Público (códigos 013 a 017): 2.4.5.1. os requisitos: possuir diploma de Graduação em curso de nível superior, registrado pelo órgão competente. 2.4.5.2. a jornada de trabalho: 40 (quarenta) horas semanais.
2.4.5.3. os vencimentos: R$3.568,00 (três mil, quinhentos e sessenta e oito reais), sendo R$1.070,00 (mil e setenta reais) referente ao Salário-Base; R$1.819,00 (mil, oitocentos e dezenove reais) referente à gratificação executiva; R$179,00 (cento e setenta e nove reais) referente ao Adicional de Periculosidade; e R$500,00 (quinhentos reais) referente ao PDI – Prêmio de Desempenho Individual, nos termos do artigo 6º, do Decreto nº 57.781/2012, que poderá atingir o valor de R$1.000,00 (mil reais) após Avaliação de Desempenho Individual, nos termos do Decreto nº 57.780/2012.
EDITAL Nº 148/2013 – RERRATIFICAÇÃO AO EDITAL Nº 141/2013
OU SEJA: QUAL A FUNÇÃO DO EXECUTIVO PÚBLICO?
   O item 2.1.1., unicamente no que se refere ao cargo de Executivo Público – código 017 –  passa a ter a seguinte redação:  
Administração Superior da Secretaria e da Sede, Sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo e Sede Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário.

SIPOL
Ou seja: O VERDADEIRO Executivo Público inicia a carreira RECEBENDO O MESMO QUE UM INVESTIGADOR DE 2 CLASSE COM VINTE ANOS DE SERVIÇO, com funções determinadas em Edital de Rerratificação, sem ter que tirar plantão, vai ficar em casa no Natal, Ano Novo, Finais de Semana, Feriados (TODOS), sem operações de manhã de tarde e de noite, sem risco de vida, sem necessidade de portar algema e distintivo, sem escala de sobreaviso, sem as obrigações do IRETEP (porém ganhando Prêmio Incentivo que nunca será menos que o máximo, como se observa na prática nos salários dos funcionários da Fazenda Pública do Estado de São Paulo, e outras Secretarias), para ficar sentadinho dentro de um escritório com ar condicionado, sem ter que pegar bandido a unha, não vai ter sequer contato com ladrão, portanto está longe de ser um alvo do PADEFDP (partido que age dentro e fora dos presídios), sem responsabilidade de prazos sobre milhares de Inquéritos, laudos, ofícios, etc., sem uma bela Corregedoria instalada fora de seu órgão, e outras coisinhas mais.
Se houvesse o cargo de Office Boy com Nível Universitário em 

qualquer repartição do Estado, a este cargo o N.U. de Escrivães e 

Investigadores seria equiparado. Ainda que fosse a menos. Tudo 

para “CUMPRIR  a Lei do N.U.”

29 de nov. de 2013

AÇÃO JUDICIAL SIPOL - AJUDA DE CUSTO

Terça-feira terminam os estudos do SIPOL e dos Advogados contratados para verificar a questão de:
1 - IRETEP; (indenização por regime especial de trabalho policial)
2 - TICKET ALIMENTAÇÃO;
3 - AJUDA DE CUSTO;
4 - ESCALA DE PLANTÃO DE 12H15MIN DA PM;
5 - ESCALA DE SOBREAVISO DA PC;
6 - INTERPRETAÇÃO ANALÓGICA DA LEI QUE INSTITUIU A AJUDA DE CUSTO E DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA QUE RECONHECE SOBREAVISO COMO TRABALHO;
7 - FOLHA DE PONTO DO PC.
A tendência da Procuradoria será a de argumentar que o Policial Civil recebe o IRETEP justamente para não poder se recusar a trabalhar em escalas ou expediente de horários excepcionais.
Porém, não significa trabalho escravo, muito menos que se deva estar de SOBREAVISO 24 horas por dia nos 365 dias do ano. Não. Até porque descanso correspondente ao horário trabalhado deve ser respeitado. Não havendo o horário de folga explícito não está sendo cumprida a legislação. (no caso 40 horas de trabalho semanais)
É importante frisar que IRETEP significa apenas que o Policial Civil recebe uma INDENIZAÇÃO para não se recusar a trabalhar fora do expediente normal (e não para trabalhar a mais que as 40 horas semanais gratuitamente, nem sem o descanso correspondente)
O tempo que passar das 40 horas semanais gera direito ao respectivo descanso.
Nenhum caso chegou oficialmente a este Sindicato em relação a tal acontecimento.
Se algum Policial Civil filiado acreditar estar sofrendo algum tipo de abuso em relação à escala de trabalho deve comunicar por escrito esta Entidade para que o Departamento Jurídico analise o caso e tome as eventuais medidas necessárias, ou que proceda ao devido esclarecimento.
Outro argumento que virá a tona é o de que no caso da escala de SOBREAVISO o Policial estará em casa e, portanto, não precisará da ajuda de custo alimentação.
Bem, para sair de casa e se alimentar durante o serviço o Policial recebe o ticket alimentação (vale coxinha e refrigerante pago apenas a uma pequena parte dos funcionários). Ajuda de custo é ajuda de custo. É outra coisa. Tanto que o Governo não o paga exigindo que seja gasto em estabelecimentos conveniados como mercados, açougues, etc. É em dinheiro, grana, bufunfa. É REMUNERAÇÃO MESMO.
Esses e outros argumentos que não serão, por técnica advocatícia, revelados neste espaço, e sim em Juízo, dão supedâneo à petição inicial junto à Justiça para defender os direitos dos Policiais Civis filiados e aos que vierem a se filiar ao SIPOL antes do protocolo da petição inicial em Juízo.
Também observaremos como serão feitos os pagamentos para a PM, através do Portal Transparência, bem como dos funcionários da Fazenda que recebem um prêmio por avaliação semestral que, curiosamente, avalia seus funcionários sempre como ÓTIMOS e pagando o teto do prêmio e com isso praticamente dobrando seus salários.
Solicitamos às outras Entidades, agregadas ou não, mas que sejam representantes dos Policiais Civis, que analisem este artigo e procedam aos mesmos estudos para juntos encontrarmos a melhor solução para propositura de ação judicial competente.
ATENÇÃO IAMSPE - não nos esquecemos de “você” nem dos cerca de 440 cargos públicos comissionados que existem por Presidente Prudente-SP.

27 de nov. de 2013

Escrivão de polícia do 14º DP comemora 50 anos na carreira e é homenageado pela Polícia Civil.



Reportagem no link abaixo:

Comentário sobre a reportagem acima:
SIPOL - PARABÉNS.
Ao Escrivão?
SIPOL - Também. Mas parabéns mesmo ao Governo do PSDB por, com muito profissionalismo, conseguir manter no cargo por tanto tempo, homens de tanta qualidade, competência e brilho com uma remuneração mensal que deveria causar-lhe rubor perante os outros Estados da Federação.
Uma remuneração que não faz jus a nenhum homem que ocupe por 10, 20, 30, quiçá 50 anos, um Cargo como o de Escrivão de Polícia, não só em face de suas responsabilidades e atribuições, mas também de seu comprometimento, sua doação pessoal à Instituição e ao Povo.
O reconhecimento feito a esse Homem foi muito importante. Sim foi.
Mas também joga luz sobre a situação lamentável dos Policiais Civis ditos Operacionais no que tange ao reconhecimento salarial.
De última feita o Governo Paulista utilizou-se como padrão do cargo de Executivo Público para "reconhecer financeiramente" o Nível Universitário de Investigadores e Escrivães. Um cargo que não foi, que não é e nunca será policial.
Um cargo ocupado por pessoas que não trabalham em regime de plantão, não portam armas, algemas, não escoltam presos de altíssima periculosidade, não dão andamento a Investigações e Inquéritos Policiais, não correm imenso risco de vida e nem estão atolados na insalubridade, que têm preservadas suas noites, seus feriados e finais de semana, etc.
Sabemos que vem ai a REESTRUTURAÇÃO e que vem sendo conduzida por um dos homens mais importantes da História da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Não só pela atuação direta na defesa da implementação da Carreira Jurídica e do Nível Universitário (ainda que os valores não sejam, absolutamente, o desejado pelas categorias,) mas também por ter sido o primeiro a conduzir um processo diferenciado com resultados concretos. Pode não ter sido o ideal. Mas se concretizou.
E é em torno dessa personalidade que esperamos ver resolvidos os anseios de valorização como o desse brilhante Escrivão, que figura como o PRIMEIRO NA LISTA DOS ESCRIVÃES DE CLASSE ESPECIAL DA POLÍCIA CIVIL e que, ainda assim, contando com: 
1 – todas as promoções possíveis na carreira;
2 – 10 quinquênios;
3 – sexta parte;
4 – chefia;
5 – ajuda de custo alimentação, etc.;
6 – 50 anos NO CARGO;
7 – recebe pouco mais de R$ 5.000,00 líquidos por mês.
Um sargento da Polícia Militar, muitas vezes com o primeiro grau, e nunca necessariamente com Nível Universitário, se aposenta aos 30 ANOS logo ao ser promovido a subtenente (o que achamos justíssimo) com:
1 – integralidade;
2 – paridade;
3 – posto imediato
4 – salário de segundo tenente (base até então do DELEGADO, outra vergonha)
5 – 1 único DIA no novo posto;
6 – salário beirando R$ 8.000,00 líquidos por mês.
 Essa disparidade Senhores, costuma vir justificadas por alguns por conta do tal RDO. Mas dizem isso porque não conhecem a Lei 207. Também como o RDO, a 207 pode causar incêndio de grandes proporções por conta de um palito de fósforo. Inclusive a Corregedoria da Polícia Civil está no Gabinete da SSP e a Justiça e Disciplina Militar dentro dos muros milicianos.
Então, cada um com sua cruz, ambas as profissões são difíceis e merecem reconhecimento.
Só não entendemos o porquê de termos que esperar 50 ANOS PARA HOMENAGEAR PESSOA TÃO ÍMPAR E QUE DEVE SERVIR DE EXEMPLO PARA TODOS NÓS.
Fábio Morrone – Presidente do SIPOL



Delegado geral acompanha visita da Comissão Nacional da Verdade ao antigo prédio do Doi-Codi


27/11/2013 20:10:26 (28 leituras)
Na manhã desta quarta-feira (27), membros da Comissão Nacional da Verdade (CNV) visitaram as antigas instalações do Doi-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna), à Rua Tutóia, 921, na Vila Mariana, acompanhados dos secretários da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, e da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, o do delegado geral de polícia, Luiz Mauricio Souza Blazeck.
Reportagem completa no link:
http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/news/article.php?storyid=4868