3 de fev. de 2014

PLANTÃO 2

Atendendo a vários E-mails e mensagens no Facebook do SIPOL fazemos ainda os seguintes esclarecimentos:

1 - invariavelmente os funcionários do plantão não saem do trabalho no horário previsto. Mas o estendem por duas ou até três horas por conta da necessidade de fechamento dos trabalhos em virtude de flagrantes durante a madrugada ou de tarde (isso após já ter trabalhado por 12 horas, muitas vezes de noite e madrugada);

2 - portanto, além dos horários excepcionais em que se trabalha no plantão, nunca se faz menos do que 170 ou até mesmo 180 horas de trabalho por mês, visto serem totalmente comuns tais "esticadas";

3 - assim sendo se faz sim necessário REFORÇO das Equipes de Plantão para que, dentro da Lei, possa o mesmo se auto determinar em face das férias e licenças de seus funcionários, sem necessidade de se socorrer constantemente a outras unidades a que o Plantão TAMBÉM SERVE, pois avoca para si todos os flagrantes do dia e da noite.

2 de fev. de 2014

SOBRE O PLANTÃO EM PRUDENTE: esclarecimento aos demais SINPOLS.

São 12 plantões por mês, no mínimo, de 12h15min. - ou seja: 147 horas e 30 minutos por mês, no mínimo, de trabalho incessante. Pois o Plantão não pára. Não é sobreaviso que, diga-se, já é o mesmo que estar de serviço, pois o funcionário também fica à disposição. Mas o Plantão É presencial. É essencialmente presencial.
Ou seja, apenas 12 horas e 30 minutos a menos do que o Policial que trabalha em expediente durante a semana. Para quem está de fora parece muito. Mas é só por na ponta do lápis para verificar que, diante das circunstâncias em que se trabalha nos regimes de Plantão, ininterruptamente, em feriados prolongados, sem finais de semana, sem carnaval, etc., é sim muito sacrificante. Um dia antes de ir trabalhar na noite você tem que descansar. No dia seguinte você está morto e perde o dia dormindo até se recuperar.
No meio da madrugada o cansaço vem, mas a atenção tem que ser quadruplicada para não cometer erros. Pois nossa Corregedoria é atuante e profissional.
O preço por essas doze horas e meia a menos é trabalhar:
- de dia;
- de noite;
- sábados de dia e de noite;
- domingos de dia e de noite;
- feriados de dia e de noite;
- incluindo claro: Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa etc.;
- abraçando 99% dos flagrantes, muitas vezes 4 ou 5 ao mesmo tempo; (já foi feito 11 em uma noite)
- sendo ainda, durante todo esse tempo e condições, e sem sombra de dúvidas, o cartão de visita da Polícia Civil no atendimento ao cidadão.
Por isso aqui em Presidente Prudente também o pessoal do Plantão pede mais uma equipe para que possam se auto gerir. Motivo pelo qual se aguarda ansiosamente a vinda dos novos concursados para ver a promessa de nova Equipe sair do âmbito do planejamento, como a das Autoridades Policiais.

31 de jan. de 2014

Policiais Civis de Pirapozinho prendem 4 por roubo.

F.M.N, 16 anos, L.F.S.A, 19 anos, balconista, E.H.F., 23 anos, desempregado e M.A.M.D., 24 anos, peão de boiadeiro (que, diga-se, caiu do cavalo) foram presos pelos Policiais Civis da Delegacia de Pirapozinho, devido ao esclarecimento do crime de roubo por eles perpetrados.

GREVE NA PF ?

Fonte: http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/44023 (Agência FENAPEF)
Capturado em 31/01/14 - 12h05min.
Nesta quarta-feira, 29, presidentes de sindicatos dos policiais federais de todo o país se reuniram em Brasília, e foi aprovado o indicativo nacional de greve para a categoria dos agentes federais, que compreende mais de nove mil servidores, somados os agentes e escrivães de polícia, e também os papiloscopistas policiais.
O calendário de paralisações será gradativo e já está sendo planejado o direcionamento político de todos os atos públicos. Já estão sendo elaboradas campanhas de denúncias que apontarão o descaso e falhas gerenciais nas políticas federais relacionadas à segurança pública, e seus efeitos para o aumento da violência e criminalidade em todo o país.
Segundo José Carlos Nedel, diretor de estratégia sindical da federação, “não estão sendo planejadas simples paralisações, pois queremos verdadeiras campanhas de conscientização da sociedade. Sempre buscamos o debate com o Governo Federal, mas a situação se tornou insuportável, pois somos os únicos servidores públicos da história do Brasil com sete anos de congelamento salarial, e é evidente que a Polícia Federal está sendo sucateada como forma de castigo pelas operações que fez”.
A Federação Nacional dos Policiais Federais anuncia que a agenda de paralisações será confirmada em assembleias estaduais nos próximos dias 4 e 5. Segundo os dirigentes sindicais, a entidade continua aberta para negociações com o Governo Federal, mas dezenas de reuniões nos últimos anos não abalaram a intransigência do ministro José Eduardo Cardozo.
Os agentes federais reclamam do descaso do Ministério da Justiça, que não reconhece as funções complexas hoje exercidas pelos agentes federais em inteligência, análise criminal, fiscalização, interpol e perícia de impressões digitais. Apesar do nível acadêmico exigido para o ingresso em todos os cargos policiais desde 1996, eles ainda são tratados como servidores de nível médioDIRETORIA DA FENAPEF


Todas as partes sublinhadas e em negrito foram destacadas pelo SIPOL como sendo demonstrações de profissionalismo estratégico e de unicidade de desígnios.


Operação AQUILES 2

Deflagrada na manhã de ontem (30/01/14) a Operação Policial AQUILES 2. O saldo foi positivo: 7 pessoas presas, além da apreensão de entorpecentes e valores em dinheiro de origem ilícita. Parabéns a todos os Policiais Civis da Seccional de Dracena-SP.

30 de jan. de 2014

CONFIRMADO mais um convênio com o SIPOL.

Academia KRAV MAGA. Arte Israelense de sobrevivência urbana.
Os interessados podem acessar a página WWW.KRAVMAGAPROFISSIONAL.COM e estudar os detalhes dos cursos. A proposta que deve gira em torno de 10 a 15% de desconto.

Carona para Academia.

Bom dia pessoal, se alguém residir na Região de Guarulhos e precisar de carona para a ACADEPOL emtre em contato com raonitgalves@gmail.com (Raoni Tadeu G. Alves).

CAÇA-NÍQUÉIS EM DRACENA? ...aqui não.

No final da tarde de ontem (29/01), policiais civis de Dracena efetuaram apreensão de máquinas caça-níquéis. Embora desligadas, servem ao jogo de azar, prática  esta proibida pela legislação. As máquinas estavam guardadas em um depósito de bebidas que serve ao bar. Um homem foi PRESO.
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OUTRA SOBRE APOSENTADORIA ESPECIAL

NOSSO DEPARTAMENTO JURÍDICO ESTÁ COLECIONANDO AS DECISÕES A RESPEITO, ELIMINANDO AS REPETIDAS E ENTENDENDO COMO SE DISSEMINAM PELA INTERNET. EM BREVE DISPONIBILIZAREMOS NOSSO BANCO DE DADOS A TODAS AS ENTIDADES QUE SOLICITAREM. A POLÍCIA CIVIL É UMA SÓ.

Publicação Oficial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Lei Federal nº 11.419/06, art. 4º

Disponibilização: Sexta-feira, 26 de Julho de 2013 Diário da Justiça Eletrônico - Caderno Judicial - 1ª Instância - Capital São Paulo, Ano VI - Edição 1463 paginas 734 a 736

Processo 1000343-63.2013.8.26.0053 - Procedimento Ordinário - Aposentadoria - Edison Genoves - Fazenda Pública do Estado de São Paulo - Vistos. Diante da publicação de fls. 28, certifique a serventia se a petição digital de fls. 31 foi protocolizada tempestivamente. Se tempestiva, venham conclusos. Se intempestiva, publique-se a sentença. Intimem-se. São Paulo, 21 de maio de 2013. - ADV: FERNANDO EMANUEL XAVIER (OAB 265314/SP), RENATO ALCARDE RUDINE (OAB 307801/SP) Processo 1000343-63.2013.8.26.0053 - Procedimento Ordinário - Aposentadoria - Edison Genoves - Fazenda Pública do Estado de São Paulo - Vistos. Trata-se de pretensão formulada por policial civil aposentado, pretendendo que se reconheça o direito à aposentadoria com proventos integrais. As questões preliminares devem ser afastadas. Este juizado especial da Fazenda Pública é competente para dirimir a lide, já que a matéria não ostenta complexidade probatória, e o autor somente formulou pedido declaratório. O pedido é juridicamente possível e há interesse processual, porque o autor já reuniu os requisitos necessários para requerer a aposentadoria voluntária, logo, há utilidade no reconhecimento jurídico da legislação aplicável no seu caso. No mérito, o autor pretende o reconhecimento de seu direito à aposentadoria com proventos integrais. A Lei Complementar Federal n. 51/85 já definia regra especial de aposentadoria do policial civil, estabelecendo que este poderá aposentar-se voluntariamente, com trinta (30) anos de serviço, desde que conte com pelo menos vinte (20) anos de atividade estritamente policial. Em virtude deste regramento, surgiu uma grande celeuma na jurisprudência a respeito da aplicabilidade ou não da referida lei, e se esta teria sido recepcionada pela nova Constituição Federal de 1988. Após diversos julgamentos, ora favoráveis, ora contrários, finalmente a jurisprudência do Colendo Supremo Tribunal Federal firmou-se no sentido de entender que esta foi recepcionada pela nova Carta Magna, o que se pode verificar da ADIN 3817/DF e do Mandado de Injunção n. 806, Rel. Min. Gilmar Mendes, ambos citados pelo autor na inicial. Na ADIN 3817/DF, foram usados os seguintes fundamentos: “A Lei Complementar nº 51/85, ao disciplinar sobre a aposentadoria especial do policial federal, fixa que o funcionário policial será aposentado voluntariamente, com proventos integrais, após trinta anos de serviço, desde que conte, pelo menos, com vinte anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial. - A norma complementar foi recepcionada pela Constituição Federal, inexistindo qualquer incompatibilidade que restrinja o direito de recebimento do abono de permanência ao policial que continua em serviço, após obtidas as condições para a aposentadoria especial. ADIN 3817/DF (Tribunal Pleno, Relatora Ministra Carmen Lúcia, j. 13/11/2008, DJ 03/04/2009). In casu, há ainda Precedentes do TRF da 5ª Região (AC 465106, Primeira Turma, j. 30/04/2009, DJ 31/07/2009), no seguinte sentido “ Apesar de inexistir afronta art. 40, § 4º, da Constituição Federal, fica prequestionada a referida matéria. - Recurso improvido -. 2. A Recorrente afirma que o Tribunal a quo teria contrariado o art. 40, § 4º, da Constituição da República e a Emenda Constitucional n. 20/1998. Alega que: A referida LC 51/85 é incompatível com a nova ordem constitucional instituída pela EC 20/98, uma vez que, como se denota do disposto no § 4º (redação da EC 20/98) do art. 40 da Constituição Federal, lei complementar geral tratará das ‘atividades exercidas exclusivamente sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física’, de forma que nunca foi editada dita norma definindo as hipóteses de atividades sob condições especiais que prejudiquem à saúde ou à integridade física para fins de aposentadoria especial no Serviço Público (fl. 290). Sustenta que o entendimento do Supremo é no sentido de que a lei complementar referida no dispositivo constitucional ainda não foi editada, de forma que hoje não se admite qualquer tipo de aposentadoria especial para o servidor público, fora das hipóteses previstas expressamente no texto constitucional. Analisados os elementos havidos nos autos, DECIDO. 3. Razão jurídica não assiste à Recorrente. 4. Quanto à recepção da Lei Complementar nº 51/1985 pela Constituição da República, esse entendimento guarda perfeita consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal firmada no julgamento da ADI 3.817, de minha relatoria: (...) 3. O art. 1º da Lei Complementar Federal nº 51/1985 que dispõe que o policial será aposentado voluntariamente, com proventos integrais, após 30 (trinta) anos de serviço, desde que conte pelo menos 20 anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial foi recepcionado pela Constituição da República de 1988. A combinação desse dispositivo com o art. 3º da Lei Distrital n. 3.556/2005 autoriza a contagem do período de vinte anos previsto na Lei Complementar n. 51/1985 sem que o servidor público tenha, necessariamente, exercido atividades de natureza estritamente policial, expondo sua integridade física a risco, pressuposto para o reconhecimento da aposentadoria especial do art. 40, § 4º, da Constituição da República: inconstitucionalidade configurada (DJe 3.4.2009). Essa orientação foi confirmada no julgamento do RE 567.110, cuja repercussão geral foi reconhecida (Informativo STF n. 604). 5. Não há, pois, o que prover quanto às alegações da Recorrente. 6. Pelo exposto, nego seguimento ao recurso extraordinário (art. 557, caput, do Código de Processo Civil e art. 21, § 1º, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal).Publique-se. Brasília, 7 de março de 2011. Ministra CÁRMEN LÚCIA, Relatora - RE 567110 / AC - ACRE RECURSO EXTRAORDINÁRIO Relator(a): Min. CÁRMEN LÚCIA Julgamento: 13/10/2010 Órgão Julgador: Tribunal Pleno Publicação DJe-068 DIVULG 08-04-2011 PUBLIC 11-04-2011 EMENT VOL-02500-02 PP-00298 EMENTA: RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CONSTITUCIONAL. PREVIDENCIÁRIO RECEPÇÃO CONSTITUCIONAL DO ART. 1º, INC. I, DA LEI COMPLEMENTAR N. 51/1985. ADOÇÃO DE REQUISITOS E CRITÉRIOS DIFERENCIADOS PARA A CONCESSÃO DE APOSENTADORIA A SERVIDORES CUJAS ATIVIDADES NÃO SÃO EXERCIDAS EXCLUSIVAMENTE SOB CONDIÇÕES ESPECIAIS QUE PREJUDIQUEM A SAÚDE OU A INTEGRIDADE FÍSICA. 1. Reiteração do posicionamento assentado no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 3.817, Relatora a Ministra Cármen Lúcia, da recepção do inc. I do art. 1º da Lei Complementar n. 51/1985 pela Constituição. 2. O Tribunal a quo reconheceu, corretamente, o direito do Recorrido de se aposentar na forma especial prevista na Lei Complementar 51/1985, por terem sido cumpridos todos os requisitos exigidos pela lei. 3. Recurso extraordinário ao qual se nega provimento. Decisão: O Tribunal, por unanimidade e nos termos do voto da Relatora, conheceu e negou provimento ao recurso extraordinário. Plenário, 13.10.2010. ADI 3817 / DF - DISTRITO FEDERAL AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Relator(a): Min. CÁRMEN LÚCIA Julgamento: 13/11/2008 Órgão Julgador: Tribunal Pleno Publicação DJe-064 DIVULG 02-04-2009 PUBLIC 03-04-2009 EMENT VOL-02355-01 PP-00059 “ EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ART. 3º DA LEI DISTRITAL N. 3.556/2005. SERVIDORES DAS CARREIRAS POLICIAIS CIVIS CEDIDOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA DA UNIÃO E DO DISTRITO FEDERAL: TEMPO DE SERVIÇO CONSIDERADO PELA NORMA QUESTIONADA COMO DE EFETIVO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE POLICIAL. AMPLIAÇÃO DO BENEFÍCIO DE APOSENTADORIA ESPECIAL DOS POLICIAIS CIVIS ESTABELECIDO NO ARTIGO 1º DA LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 51, DE 20.12.1985. AÇÃO JULGADA PROCEDENTE. 1. Inexistência de afronta ao art. 40, § 4º, da Constituição da República, por restringir-se a exigência constitucional de lei complementar à matéria relativa à aposentadoria especial do servidor público, o que não foi tratado no dispositivo impugnado. 2. Inconstitucionalidade formal por desobediência ao art. 21, inc. XIV, da Constituição da República que outorga competência privativa à União legislar sobre regime jurídico de policiais civis do Distrito Federal. 3. O art. 1º da Lei Complementar Federal n. 51/1985 que dispõe que o policial será Aposentado voluntariamente, com proventos integrais, após 30 (trinta) anos de serviço, desde que conte pelo menos 20 anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial foi recepcionado pela Constituição da República de 1988. A combinação desse dispositivo com o art. 3º da Lei Distrital n. 3.556/2005 autoriza a contagem do período de vinte anos previsto na Lei Complementar n. 51/1985 sem que o servidor público tenha, necessariamente, exercido atividades de natureza estritamente policial, expondo sua integridade física a risco, pressuposto para o reconhecimento da aposentadoria especial do art. 40, § 4º, da Constituição da República: inconstitucionalidade configurada. 4. Ação direta de inconstitucionalidade julgada procedente. Decisão O Tribunal, por votação majoritária, julgou procedente a ação direta e, em conseqüência, declarou a inconstitucionalidade do artigo 3º da Lei 3.556, de 18 de janeiro de 2005, do Distrito Federal, nos termos do voto da Relatora, vencido o Senhor Ministro Marco Aurélio, que a julgava improcedente. Votou o Presidente, Ministro Celso de Mello (art. 37, I do RISTF). Plenário, 3.11.2008. No julgamento da Apelação nº 0034193-33.2010.8.26.0053, o Egrégio Tribunal de Justiça, por sua 12ª Câmara de Direito Público, em r. Acórdão de lavra do E. Des. Edson Ferreira, datado de 25/03/2011 modificou entendimento anterior e assim decidiu: “DELEGADO DE POLÍCIA. Aposentadoria especial. Delegado de Polícia. Lei Complementar nº 51, de 20 de dezembro de 1985. Atendidos os requisitos de vinte anos de serviço na carreira policial e trinta anos de contribuição. Limite mínimo de idade imposto pela Constituição Federal de 1988, com as alterações da Emenda Constitucional nº 20/98. Entendimento majoritário do STJ e deste tribunal no sentido de que a referida lei não foi recepcionada pela atual Constituição. Posição do Supremo Tribunal Federal, contudo, que tem a última palavra em matéria constitucional, pela validade da lei por não ser incompatível com a ordem constitucional em vigor. Aposentadoria que deve ser concedida independente da idade. Segurança que ora se concede. Recurso provido”. No Estado de São Paulo foi promulgada a Lei Complementar n. 1.062, de 13 de novembro de 2008, que estabelece critérios diferenciados para fins de concessão de aposentadoria voluntária aos integrantes da carreira da polícia civil a que se referem as Leis Complementares ns. 492/86 e 494/86. O referido texto legal fixou a regras especiais para fins de aposentadoria voluntária do policial civil, estabelecendo que esta poderá ser atendida se preenchidos cumulativamente os requisitos de idade (55 anos para homens, e 50 anos para mulheres), tempo de contribuição (30 anos) e tempo de efetivo exercício no cargo de natureza estritamente policial (20 anos) (ar. 2º), sendo que, para aqueles que ingressaram na carreira antes da vigência da Emenda Constitucional n. 41, de 19 de dezembro de 2003, não é exigido o requisito de idade. Desse modo, fica claro que a regra contida nos arts. 2º e 3º da referida lei complementar estadual, conflita com a regra do art. 1º, da Lei Complementar Federal n. 51/85, que prescinde do requisito de idade para qualquer caso, bem como do tempo mínimo de contribuição de trinta anos, bastando que o policial civil tenha preenchido o requisito temporal. É evidente que a atividade policial é uma atividade diferenciada, de alto risco e estressante e, por isso mesmo, exige regras também diferentes para fins de sua regulamentação e de inativação de seus membros. Daí encontrarem-se enquadradas nas regras de aposentadoria especial estabelecida pelo art. 40, § 4º, da Constituição Federal, que dispõe in verbis: Art. 40 - (...) § 4º - É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: I - Portadores de deficiência; II - Que exerçam atividades de risco; III - Cujas atividades sejam exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física. No mesmo sentido é a redação do art. 126, § 4º, da Constituição Estadual, que reproduz o texto constitucional federal. É certo que ambos os artigos remetem à necessidade de Lei Complementar para o fim de regulamentação da aposentadoria especial, a qual deve definir qual seria o tempo de serviço necessário para fins desse tipo de aposentadoria. Porém, tais leis complementares já existem e foram recepcionadas pelo novo sistema constitucional, como visto supra, bastando definir quais delas seria aplicável. Extrai-se da doutrina referente à hierarquia das lei, como regra geral, as leis obedecem a regra de hierarquia, ou seja, a lei municipal submete-se à lei estadual e à federal, e a estadual à federal. Portanto, no caso, tendo sido recepcionada, pelo novo ordenamento constitucional, a Lei Complementar Federal n. 51/85, cujo regramento, para fins de aposentadoria voluntária do policial civil é mais benéfico e em conformidade com o que estabelece o art. 40, § 4º, inciso III, da Constituição Federal, e, encontrando-se esta em dissonância com o disposto na Lei Complementar Estadual n. 1.062/08, aplicável somente aquela primeira, e não esta última, aos integrantes da carreira de policial civil. Isto porque, diante do princípio da hierarquia das leis, deve a lei complementar estadual adequar-se às regras da lei federal, de mesma hierarquia, que rege a mesma matéria, sem criar encargos e situações que não se encontram naquela prevista. No caso, o autor conta com mais de 30 anos de serviço, sendo mais de vinte deles de exercício em atividade estritamente policial, tendo ingressado no serviço público antes da Emenda Constitucional n. 41/03. Assim sendo, preenche os requisitos legais para fins de aposentadoria voluntária, com proventos integrais, tanto pela regra da Lei Complementar Estadual n. 1.062/08, quanto pela regra da Lei Complementar n. 51/85, sendo admissível a aposentadoria do autor, tal como pretendido na inicial, cabendo a correção do ato pela presente demanda. Isto posto, por estes fundamentos e mais que dos autos consta,JULGO PROCEDENTE O PEDIDO para o fim de declarar que o autor faz jus à aposentadoria com proventos integrais, como postulado. Não há condenação ao pagamento de custas e honorários, em primeiro grau de jurisdição. P.R.I.C. São Paulo, 19 de julho de 2013. - ADV: RENATO ALCARDE RUDINE (OAB 307801/SP), BRUNA HELENA ALVAREZ DE FARIA E OLIVEIRA (OAB 259681/SP), FERNANDO EMANUEL XAVIER (OAB 265314/SP)

CASA PERTO DA ACADEMIA?

Se alguém puder ajudar o rapaz mande informação para o E-mail abaixo.
Bom dia pessoal, gostaria de saber se quem alugou casa ou quarto na Região da USP possui alguma vaga disponível? Ou se alguém sabe o contato de quem está precisando de pessoas para dividirem as despesas com aluguel?
INFORMAÇÕES  douglas_epm@hotmail.com