6 de jan. de 2015

D.I.G. de Presidente Prudente.
IDENTIFICAR CIENTIFICAMENTE E
ATUAR PONTUALMENTE.

Um único meliante pode elevar as estatísticas pela prática de determinado crime?
A prisão desse meliante, em consequência pode levar a uma retração estatística no mês seguinte?
Conclui-se que a identificação pontual, pela pesquisa e análise científica de dados, é um importante aliado da Polícia Civil?
A resposta é sim para as três questões.
A importância da inclusão desses dados nos sistemas policiais começa, principalmente, pela alimentação correta do R.D.O., enriquecendo o Bando de Dados da Polícia Civil sobremaneira.
Outra fonte importante são as ocorrências pela Internet, que antes não eram noticiadas por muitas vítimas, e que podem ajudar a alimentar esse sistema, o que confere a esse banco de dados um valor inestimável.
Se pudéssemos captar onde TODOS ou a MAIORIA dos crimes e suas espécies são praticados, operações intensas nesses focos poderiam trazer resultados significativos.
Recentemente a Delegacia de Investigações Gerais de Presidente Prudente identificou D.A.S. de 31 anos como autor de crimes de roubo (praticados por motociclista), com várias vítimas pela cidade.
Várias vítimas de crimes semelhantes estão sendo identificadas e vários desses crimes, portanto, esclarecidos.
Um único adolescente também confessou na D.I.G. ter subtraído 7 motocicletas.
A Polícia Civil do Estado de São Paulo foi brindada com o Prêmio POLÍCIA CIDADÃ, na pessoa de um INVESTIGADOR DE POLÍCIA em dezembro de 2014. Um prêmio inédito que decorreu de trabalho similar ao da D.I.G. de Presidente Prudente, com redução de 90% dos crimes de roubo na região focada.