7 de nov. de 2014

REUNIÃO NA DELEGACIA GERAL
Policial Civil. Que bom que você não esperava mágica dessa reunião. Assim não fica muito desanimado com o que vai ler.
Inicialmente parabéns a Cidinha de SOROCABA, ao EUMAURI e ao KIKO pelas enérgicas e corretíssimas observações, engasgadas na garganta de todos a meses. Poucos têm coragem.
Exauriram duramente todo o rol de reivindicações que afligem a Polícia Civil.
Desde a ajuda de custo alimentação, que é uma vergonha não só pelo valor, mas pela forma de aplicação, à valorização de todas as carreiras que parecem ter sido esquecidas após a carreira jurídica e o pseudo nível universitário.
O Grupo de Estudos na SSP:
1 - DEJEC - estão decidindo o critério de aplicação e o valor;
2 - GFA (função acumulada) - estão decidindo o critério de aplicação e o valor;
3 - REAL nível universitário - não vai ser discutido este ano;
4 - integralidade e paridade - por incrível que pareca a paridade deverá (para aqueles que acreditam) vir antes da integralidade;
Da Delegacia Geral - propostas em andamento:
1 - concursos públicos - todos os cargos terão os concursos realizados no mesmo dia e hora para evitar a maléfica escolha pós aprovação;
2  - transformação de mais de mil cargos de carcereiro (os cargos vagos, não os ocupados) em cargos de Escrivão de Polícia, aumentando o efetivo de Escrivães;
3 - mais 4000 vagas em concurso público e mais 800 vagas de Executivos Públicos;
4 - término da retroação na classe antes de 5 anos de exercício ao se aposentar;
5 - APV - aposentadoria voluntária premiada. Para evitar que o funcionário tenha que esperar na ativa o gozo de licença prêmio e férias ainda não aproveitadas propõe-se o pagamento desses valores em dinheiro no ato da aposentadoria. E para não temer a retroação na classe (enquanto isso não é resolvido) seria concedido um acréscimo de 20%.
6 - Ajuda de Custo Alimentação. Está em andamento projeto que transforma o pagamento desse benefício em UFESP, com possibilidade de 15 diárias cheias por mês e 5 meias diárias. Esse valor reajustaria em 140% o valor da ajuda atual de R$ 240,00.
"comentou-se que seria justo que, quando esse reajuste ocorrer, fosse pago retroativamente à data do reajuste que foi dado aos militares. Mas em nenhum momento foi dito seria retroativo. Houve apenas o comentário de que seria justo".
MUDANÇAS EM DEPARTAMENTOS
Uma reengenharia pretende mudar, muito brevemente, o número de assistentes nos Departamentos, para menos, e virá através de Decreto do Governador. Fala-se em: antes de dezembro.
DESCENTRALIZAÇÃO DA ACADEPOL E DO RAP (regulamento da Academia de Polícia).
Se a ACADEPOL não tem capacidade para absorver e capacitar concursados com a celeridade que a Polícia Civil precisa, então devem sim, os Núcleos, absorver a demanda, como já vem ocorrendo nos últimos concursos.

Senhores Policiais Civis.
O SIPOL e a FEIPOL entendem que, com a mudança do mandato governamental, podem acontecer alterações em várias Secretarias. Ou pode não acontecer alteração nenhuma. Isso depende do Governo. E que dificilmente alguém vai levar problemas para o Governador nesse período.
Mas que pese isso, sempre haverão momentos para serem usados como desculpas para não se fazer essa ou aquela coisa. Não que isso esteja acontecendo ou deixando de acontecer, mas é o andar da carruagem. É como a banda toca.
Então temos que nos preparar para, não importando o momento, estar presentes. Vamos buscar audiência diretamente com o Governador que terá que nos receber.
Afinal, nos parece que para a PM nunca há momentos ruins com as portas do Palácio abertas.