Por favor, primeiramente confiram o link abaixo e leiam a reportagem da Folha e, em seguida, reflitam sobre nossas considerações:
SIPOL - CONSIDERAÇÕES.
Será que o conceituado Jornal tem ou teve, ou terá a ideia iluminada de verificar como são pagas as horas e a quem são pagas aulas na Academia da Polícia Federal, e mesmo aqui em SÃO PAULO na Militar, bem como nas Escolas SUPERIORES de formação de soldados??? Será que seus jornalistas não podem dar uma olhadinha no Portal Transparência para verificar de 2009 até setembro de 2013 a média do salário dos oficiais que dão aula e mesmo que não dão aula? E de vários sargentos e subtenentes e outros oficiais que não precisam de Nível Universitário para ocupar seus postos?!
Pois é, mas nessa piscina do tio patinhas foram achar uma Escrivã, lá, lá na ACADEPOL.
Não vamos entrar no mérito de quem deveria ou não dar aulas na Academia visto que o Concurso é publicado no Diário Oficial e aberto a TODOS.
Não é problema se alguém acha comum ou incomum uma Escrivã Secretariar Comissões ou não, pois a grande pergunta é: seria ilegal? E a resposta é: Não, não é ilegal.
E a Escrivã de Polícia, titular de cargo de Nível Universitário, aprovada em dois concursos públicos e PROFESSORA da ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL tem ampla competência pessoal e legal para fazê-lo. Assim como qualquer Investigador de Polícia professor da ACADEMIA E POLÍCIA CIVIL.
Saibam todos os jornalistas do Brasil que a Secretaria de Segurança Pública abraçou a Corregedoria da Polícia Civil e não larga nem a pau, Juvenal. Portanto, se alguém acha que a SSP simplesmente faria vista grossa para qualquer ilegalidade na Polícia Civil está redondamente enganado. (Já corró da Militar continua aquartelada).
Não é que a Escrivã esteja ganhando bem. Nada disso. Um Escrivão de Polícia, como bem disse a reportagem, de Classe Especial, com 38 anos de Polícia e que é Presidente de uma Associação de abrangência Estadual, no ESTADO MAIS RICO DA FEDERAÇÃO, é que ganha pessimamente. O salário desse Senhor que deu a vida nessa Instituição deveria ser perto dos R$ 10.000,00 independentemente de dar aulas ou não.
O Jornal já pesquisou sobre o fato de que um PM pode se aposentar com 30 de trabalho não importando a idade, com um POSTO e salário desse posto a mais? Se for Coronel com 20% a mais no salário (criando por analogia uma espécie de General de Divisão na PM Paulista) com provimentos integrais e com paridade? E olha, dependendo do politiqueiro de plantão, se tiver feito um "bom trabalho" ainda rola uma sub...!
ACADEPOL - continue não só prestigiando a Senhora Escrivã, como viabilize estudos para implementar COTAS EXCLUSIVAS de cargos de Professores Investigadores e Escrivães.
Vamos fazer valer o nome dado à primeira escola de Plantão: Academia. Um local onde se ensina universalmente o conhecimento. Para tanto com um corpo docente também diversificado dentro das Carreiras que compõe nossa Casa.