19 de set. de 2013

ENTIDADES FAZEM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES CONJUNTA.

Abaixo texto enviado ao SIPOL por uma Agente de Telecomunicações, a nosso pedido:

"ENTIDADES FAZEM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES CONJUNTA.

Fonte:

Após constatarem que o movimento reivindicatório das classes policiais civis do Estado, neste ano, foi organizado com elevado grau de elitismo por algumas entidades classistas, com propostas de valorização para apenas três carreiras, em detrimento da grande maioria, cinco entidades se uniram em torno de uma proposta conjunta, e mediante ofício subscrito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Telemática Policial do Estado de São Paulo; Associação dos Servidores da Polícia Científica do Estado de São Paulo; Associação dos Papiloscopistas Policiais do Estado de São Paulo; Associação dos Agentes Policiais Civis do Estado de São Paulo e Associação dos Carcereiros da Polícia Civil do Estado de São Paulo apresentaram ao Secretário de Gestão Pública do Estado, Davi Zaia, uma pauta de propostas que deverão beneficiar todas as carreiras representadas por essas entidades de classes, cujos presidentes aguardam a reunião com o representante do Governo, ocasião em que será entregue o trabalho elaborado pelos líderes classistas contendo as necessárias e urgentes mudanças estruturais visando o aprimoramento da Instituição Polícia Civil como um todo, senão vejamos:
01. Elevação do grau de escolaridade para ingresso nas carreiras policiais civis, conforme segue:
- Exigência de nível superior para Agente de Telecomunicações Policial; 
Papiloscopista Policial; Fotógrafo Técnico-Pericial; Desenhista Técnico Pericial e Auxiliar de Necropsia.
- Exigência de nível médio para Agente Policial; Carcereiro; Auxiliar de Papiloscopista Policial e Atendente de Necrotério.
02. Composição das equipes de perícias que atendem locais de crimes:
- Obrigatoriamente de, no mínimo, Perito Criminal; Papiloscopista Policial; 
Fotógrafo Técnico-Pericial; Desenhista Técnico-Pericial e Agente Policial.
03. Reposição no quadro de Agente de Telecomunicações Policial em todas as bases de Comunicação Policial, inclusive nos plantões, tendo em vista a grande defasagem atualmente existente.
04. Reposição dos quadros de Oficiais Administrativos, com a respectiva valorização da carreira, tendo em vista a atual defasagem que tem gerado desvio de função de profissionais das diversas carreiras policiais, com grande prejuízo para o essencial trabalho de Polícia Judiciária.
05. Formação continuada obrigatória nas práticas de armamento e tiro, direção defensiva, defesa pessoal, uso progressivo da força e técnicas de abordagem.
06. Mudança do interstício entre as classes para fins de promoção. A promoção do policial civil deverá ser automática, não podendo ultrapassar 20 anos de serviço para o acesso à Classe Especial, tendo como critério único a antiguidade, visto que conforme a Lei Complementar 1062/08, o policial poderá aposentar-se voluntariamente depois de 20 anos de efetivo exercício em cargo de natureza estritamente policial.
07. Ampliar a diferença nos vencimentos, entre as classes de todas as carreiras no teto de 20% (vinte por cento)."
____________________________________________

SIPOL

Não pode passar despercebido o desconforto das classes acima referidas em face do atual processo de reconhecimento da Carreira Jurídica e Nível Universitário, respectivamente das Carreiras de Delegado, Investigador e Escrivão.

Pela primeira vez o SIPOL recebe um documento oriundo das cinco Entidades acima referidas. Ainda assim um Sindicato e quatro Associações.

As considerações que o SIPOL faz, em face da experiência adquirida nessas inúmeras viagens e encontros com líderes do Governo e da própria Instituição Policial são:

1 - Vocês estão certos. Amparados pelo senso de Justiça e razão, enquanto buscam melhoras; mas,...
2 - Seguiram, no entanto, o mesmo caminho que denominaram de "elitista" no começo do texto ao exigirem nível superior para CINCO carreiras e apenas médio para outras QUATRO. Por quê? Ora, vamos todos juntos, todas as Entidades e o SIPOL (e vou fazer coro com as outras Entidades na próxima reunião da FEIPOL para apoiar) exigir nível universitário para TODOS os Policiais Civis, pelo bem da própria Instituição.
3 – Entretanto, com o perdão da divergência, o caminho correto e primeiro para qualquer pretensão dessas naturezas é o Delegado Geral de Polícia. Dele partirá a análise de qualquer reivindicação das classes subordinadas. Procurar um Secretário de Estado apenas atrasará o ofício petitório, pois  este será, com toda a certeza, protocolado na origem e remetido ao Delegado Geral de Polícia para opinar e falar da conveniência e oportunidade.
E em particular o atual Delegado Geral demonstrou de todas as formas possíveis, mais do que qualquer antecessor, receber muito bem, ouvir, lutar e patrocinar o aprimoramento da Polícia Civil.
4 - O SIPOL não só está a disposição, mas também é direito de todos vocês nele ingressarem mediante ficha de filiação, pois seu Estatuto Social prevê participação ativa de todas as carreiras, inclusive as Administrativas. E a Presidência não vai, nunca, deixar de atender a toda e qualquer reivindicação justa e bem intencionada que chegue a seu conhecimento por qualquer carreira.
Assim sendo convido na região de abrangência de nosso Sindicato para uma reunião no dia 26/09/13 com toda a Diretoria do SIPOL:
5.1 – todos os trabalhadores em telemática;
5.2 – todos os servidores da polícia científica;
5.3 – todos os auxiliares de e papiloscopistas policiais;
5.4 – todos os agentes policiais;
5.5 – todos os carcereiros policiais;
5.6  todos os das carreiras administrativas.

Reitero que sempre que convidamos os Policiais Civis para as reuniões do SIPOL, e foram várias, nunca o fizemos nominando esta ou aquela carreira. Muito menos excluindo alguma. O convite foi, portanto, extensivo a todos.

Na mencionada reunião ouviremos muito e juntos tentaremos buscar soluções e idéias para programar essa nova empreitada.

Estamos propondo UNIÃO. Juntos somos fortes.

Da Presidência: Fica a Diretoria do SIPOL convocada para reunião de trabalho no dia 26/09/2013 para tratar do assunto exposto acima, na sede do SIPOL (Av. Cel. Marcondes, 1632, 2 andar, sala 11, centro de Presidente Prudente) com início às 18h30min.

Fábio Morrone.