31 de mai. de 2012

SIPOL PRUDENTE - sobre a reunião do grupo de trabalho do dia 30.05.2012


Senhores Policiais Civis

Estivemos presentes juntamente com outras entidades de classe na ALESP no dia 30.05.2012, ocasião em acreditávamos que o executivo faria uma proposta concreta em relação aos vencimentos compatíveis com o nível universitário, agora exigido como condição de acesso aos Investigadores e escrivães de Polícia.

De início houve uma frustração geral em razão de não ter havido nenhuma proposta o que era esperado por todos. A respeito da reunião do grupo de trabalho que se deu no Palácio Bandeirantes e não na Assembléia Legislativa, foi nos dito que os membros da comissão explanou os dados técnicos de impacto financeiro no orçamento, e que se fosse igualado o salário dos escrivães e investigadores aos peritos haveria um aumento de 128%, causando impacto de mais de dois bilhões de reais.

Contatamos os Deputado MAURO BRAGATO, bem como o Deputado ADILSON ROSSI que argumentaram haver por parte do governo interesse político em se resolver a questão, e que o governo não disponibilizaria seis Secretários de Estado para participar do grupo de trabalho se não tivesse interesse. O Deputado MAURO BRAGATO reafirmou ser o grupo de trabalho algo inédito, e que as negociações são assim mesmo, e que estava convicto de que haverá avanços.

O Deputado ADILSON ROSSI seguiu o mesmo diapasão quanto à vontade política do governo. Quanto às reivindicações disse que equiparar os vencimentos a peritos, equivale a equipar os vencimentos dos Investigadores e Escrivães de Policia aos Delegados e que isso seria “bater em ferro frio” e não daria em nada. Reconheceu que a distância salarial entre Delegados e Investigadores e Escrivães se distanciou, e seria necessário diminuir essa distância.

O Deputado Major Olimpio também esteve com as entidades de classe e mostrou sua frustração com os resultados, pois esperava ele uma proposta na data da reunião e não estudos técnicos por parte do executivo como ocorreu.

Restou estabelecido que a próxima reunião do grupo de trabalho, que será fechada, está marcada para o dia 13 de junho do corrente ano, e que na reunião do dia 30 de junho, haverá o parecer final da reunião, que será pública, dela podendo participar as entidades de classe, sendo que nesta reunião espera-se que o governo apresente sua proposta às reivindicações.

Minha avaliação pessoal, bem como a maioria das entidades sindicais, é que devemos aguardar o parecer final da comissão com serenidade, e só então decidir os rumos de nossa luta. Acredito que haverá avanços. Estou otimista.

Abraços fraternais a todos
Lucio Flavio Moreno
Presidente do Sipol
Presidente Prudente-SP