Quinta-feira, 01/01/15 - 15:30
Alckmin empossa Alexandre de Moraes como titular da SSP...
O governador Geraldo Alckmin e o vice-governador Márcio França empossaram o jurista e advogado Alexandre de Moraes como novo secretário da Segurança Pública de São Paulo. Na cerimônia, realizada na manhã desta quinta (1º) no Palácio dos Bandeirantes, outros 24 secretários assumiram os cargos.
Durante a posse, Alckmin relembrou as conquistas e avanços do Estado nas políticas de segurança pública. "São Paulo é reconhecido como modelo para o Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU). A queda da taxa de homicídios poupou a vida de 93 mil pessoas, desde 1999".
O governador destacou que hoje há uma média de dez homicídios por cem mil habitantes. Há quinze anos, esse número era de 35 mortes intencionais por cem mil. "Das 100 cidades mais violentas do mundo, onze estão no Brasil - mas nenhuma no Estado de São Paulo".
Alckmin já havia antecipado Alexandre de Moraes como titular da pasta, há cerca de 15 dias, em substituição a Fernando Grella Vieira. Na ocasião, o chefe do executivo ressaltou a formação e o espírito público do novo secretário. "Tenho certeza que ele vai redobrar os esforços para fazer um grande trabalho”.
Moraes é formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Entre 2002 e 2005 foi secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, sendo foi eleito como membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Em 2004 e 2005, foi presidente da antiga Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem/SP), hoje Fundação CASA.
De 2007 a 2010, foi secretário de Transportes da cidade de São Paulo, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Companhia de Transportes Públicos da Capital (SPTrans). Em 2009, também assumiu a titularidade da Secretaria Municipal de Serviços da Capital.
Autor de diversas obras jurídicas, Moraes publicou livros sobre direito constitucional, direitos humanos, agências reguladoras e legislação penal especial.