10 de jan. de 2015

NÚCLEOS DE ENSINO NOS DEINTER'S
PRECISAM SER 
MELHOR APROVEITADOS
TODOS os aprovados em concurso público para a Polícia Civil deveriam freqüentar os respectivos cursos nos Núcleos dos DEINTERS. Especialmente próximos das Regiões para a qual escolham.
Presidente Prudente dista 565 km da Capital do Estado.
Temos cerca de 30 presídios em uma área menor do que o território da cidade de São Paulo. Temos milhares de parentes de presos residindo na Região. Predomina a cana-de-açúcar e pecuária extensiva. Temos forte movimento ideológico de "sem terras".
Há cidades em nossa Região que podem fiar até 200 km uma da outra.
Nossa Região é banhada por centenas de quilômetros do Rio Paraná e Rio Paranapanema, com população flutuante de pescadores e turistas.
Ou seja, peculiaridades tais, que somadas às características próprias de nossa sociedade e número de Policiais  fazem com que cada Região tenha uma constituição altamente heterogênea.
Um Policial formado na ACADEPOL em São Paulo, para aquela característica sociológico-urbana, pode vir para o interior e se adaptar.
E o mesmo para quem se forma nos Núcleos. 
Ou o currículo da ACADEPOL é diverso? Não, não é. Os professores todos são competentes e podem e devem desafogar a ACADEPOL permitindo a formação de mais Policiais em menos tempo.
NÃO SE JUSTIFICA CENTRALIZAR CONHECIMENTO.
A USP não faz isso. As grandes empresas não fazem isso.
O ENSINO, POR EXCELÊNCIA é descentralizado.
Não existe uma única graduação em medicina. Existem várias. E isso é saudável, pois precisamos formar milhares de policiais. Cerca de 12 mil.
Se resolvessem centralizar o ensino das demais profissões, em um único campus, como poderíamos suprir a demanda?
Já não está claro que não estamos conseguindo?!
Um médico, como o policial, deveria na verdade, conhecer as características da Região onde vão trabalhar.
Aliás, fora organizações castrenses por suas especialidades, e o Instituto Rio Branco (que forma diplomatas e cuja demanda é baixa), não é nem de longe regra centralizar o ensino.
Muito pelo contrário.