26 de dez. de 2014

PM INVESTIGANDO???

Esta é uma obra de ficção científica. Qualquer semelhança é mera coincidência. Os fatos se dão em Pindorama (Terra das Palmeiras em Tupi Guarani). O diálogo se dá entre um repórter e um tal de Paulo Cesar.

Repórter: ”os PC do Brasil são a favor de militares investigando crimes comuns”?
PC: "por óbvio que não";
Repórter: "mas não é bom para a sociedade ter mais gente investigando"?
PC: "sim é".
Repórter: "então porque são contra"?
PC: "muito simples. Sua função, por exemplo, é ser repórter, certo"?
Repórter: "certo".
PC: "vocês certamente têm diretor, pauteiros, produtores, contrarregras, cabo-man, sonoplastas, iluminadores, redatores, recepcionistas, telefonistas, motoristas, gerentes, segurança privada (de acordo com a lei e sob a supervisão da Polícia Federal) etc. Correto"?
Repórter: "correto; mas o que isso tem a ver"?
PC: "simples: já pensou se todos esses profissionais quisessem ser repórteres, e aparecer na telinha, cada um com uma foto segurando uma plaquinha do seu setor"?
Repórter: "como assim?... isso não pode acontecer. Repórter é um profissional. Além do que essas pessoas têm que ficar nos seus lugares. Senão quem vai fazer a pauta? Quem vai atender os telefonemas? Quem vai fazer a redação? Quem fará a produção? Quem vai me filmar”?
PC: "pois é. É a mesma coisa em qualquer órgão, tanto público como privado".
Repórter: "agora entendo. Cada um no seu quadrado! Se todos quiserem fazer a mesma coisa, um vai atrapalhar o outro, ainda que não intencionalmente. E todos os outros postos ficarão desguarnecidos. E com isso a empresa vai para o buraco, e a concorrência vence".
PC: "exatamente. Perceba então que: se militares, procuradores, promotores, por exemplo, pudessem também investigar... quem iria patrulhar as ruas, defender o Estado e promover a Justiça”?
Repórter: "entendo. É uma questão de querer comer paçoca, chupar cana e querer assoviar ao mesmo tempo”.
PC: "isso mesmo. E isso funciona muito bem na medicina. Se você está cardíaco, um clínico geral vai encaminhar você para o cardiologista. E você jamais verá uma reunião de clínicos gerais querendo para si a condição de cardiologista, sem que para isso tenha feito anos de residência no assunto”.
Repórter: "Isso explica muita coisa". 
PC: "se um patrão não está contente com o comportamento de seu funcionário ele deve tomar as medidas legais (dentro da lei), para corrigir tal fato. Substituindo um cardiologista por outro. Nunca convocando um "batalhão" de clínicos gerais para fazer esse trabalho especializado".
Repórter: "então o caso é fortalecer a Civil, e não buscar remendos de fora. Não adianta tapar o sol com a peneira”.
PC: "claro, você está certíssimo. Esse é o espírito da coisa. Sempre que se precisou da Polícia Civil e se deu apoio a ela (veja TODOS os casos mais importantes do Estado), quem esclarece todo o crime”?
Repórter: "a Polícia Civil evidentemente".
PC: "sim, você e todo cidadão sabe a resposta".
Repórter: "E quanto aos salários"?
PC: "para ser Policial Civil, hoje em dia, o candidato deve passar por uma seleção dificílima. Isso acarreta a contratação de profissionais de EXCELENTE QUALIDADE e que já estão fazendo a diferença”.
Repórter: "É. Este ano quem ganhou o prêmio Polícia Cidadã foi um Policial Civil”.
PC: "sim. Porque começamos a concorrer. E muitos mais irão agora”.
Repórter: "Qual a solução"?
PC: ”reconhecimento. Policiais Civis em início de carreira devem ter um salário BASE de, no mínimo R$ 2.500,00”.
Repórter: "Por quê"?
PC: "para que esses jovens extremamente capacitados não fiquem um, dois, três anos na Polícia Civil e já prestem outro concurso para ter o merecido reconhecimento. É uma questão de Estado que esses jovens de escol fiquem, se aprimorem, criem raízes e transformem a Polícia Civil do Estado de São Paulo na melhor Polícia das Américas".
Repórter: "Os Policiais Civis são melhores do que os militares"?
PC: "não disse isso. Muito pelo contrário. Eles são excelentes para aquilo que foram preparados e para a destinação legal de seus cargos, postos, patentes. São Imprescindíveis lá, em seu papel típico”.
Repórter: "Por isso em toda empresa de sucesso existe um organograma”.
PC: "sim. Inclusive invadir a atribuição de outro, em empresas sérias, causa demissão. E do jeito que está em alguns Estados Daniel Craig McCallum está dando voltas no túmulo”.
Repórter: "quem é esse MacCallum"?
PC: o criador dos primeiros organogramas. Mas não me admira que você não o conheça. Muita gente, pelo jeito, nunca ouviu falar nele.