27 de nov. de 2014

DA IPIRANGA À MORUMBI

Os caminhos que levavam ao Palácio dos Bandeirantes já estiveram cheios de pedras. Pontes caídas, desvios e placas trocadas. Corolário de um comportamento reivindicatório hostil, e desgastante.
Atualmente os Policiais Civis Delegados de Polícia podem desfrutar de um amplo viaduto ligando o Palácio dos Bandeirantes à Avenida Ipiranga. Obra que as Entidades representativas dos Policiais Civis das demais carreiras ainda não desfrutam.
Essa via não foi criada em uma semana, ou um mês ou um ano.
Foi resultado de um trabalho profissional sério e árduo, cujos frutos já estão sendo colhidos. E cujos resultados práticos não serão sentidos em meses.
Os milicianos não conseguiram suas vantagens em 365 dias, mas em 10 anos, passo a passo. E com a PC não vai ser diferente. Não haverá uma caixa de presentes, com a solução de todos os nossos problemas e deixada na porta da nossa casa graciosamente. Isso tem que ser construído, e é um processo caro, criticado por muitos e suportado por poucos.
Acreditar que conquistaremos nossos objetivos com o embate puro e simples é acreditar no passado. 
Fica a pergunta: que frutos o passado deu?!
Por isso "história" é uma ciência fundamental. É importante voltar nossos olhos para ela e analisar o que não funcionou e o que funcionou. E aprender com os erros. E repetir os acertos.
Fábio Morrone.