17 de mar. de 2011

Reestruturação da PC – Delegado geral se reúne com chefias para discutir novas diretrizes

Mensagem encaminhada pelo Beto

 

16/03/2011 – Delegado geral se reúne com chefias para discutir novas diretrizes

Na manhã desta quarta-feira (16), o delegado geral Marcos Carneiro Lima se reuniu com chefes de investigadores e escrivães de todos os departamentos da instituição para discutir os novos rumos para a Polícia Civil. As informações são do portal da Polícia Civil.

Marcos Carneiro expôs suas idéias e diretrizes no sentido de melhorar o trabalho e alcançar objetivos por ele estabelecidos. Algumas mudanças deverão acontecer na instituição e outras já estão em fase de utilização, como evitar que o policial tenha que se deslocar até a Delegacia Geral de Polícia (DGP) para retirar um ofício de apresentação em sua transferência de local de exercício. Todo esse trâmite será feito por via eletrônica, não precisando o policial deslocar-se até a DGP para retirar o papel.

Haverá mudança também no horário de trabalho. Atualmente, o policial que faz plantões trabalha diuturnamente, não tendo um horário fixo para que ele se habitue. A proposta é para que se faça o esquema de 12 por 48 horas, sendo que aquele que se fixar no plantão diurno somente trabalhará durante o dia, acontecendo o mesmo para quem trabalhar no período noturno. A razão para a mudança é preservar e conseguir melhores condições físicas para o organismo do policial.

Novas regras deverão acontecer para quem ingressar na Polícia Civil. A probabilidade é que se extinga a fase de prova oral, atualmente usada para classificação dos candidatos. Na Academia de Polícia deverão ser extintos os cursos de especialização direcionados para as diversas carreiras, permanecendo apenas para delegado, perito criminal e médico legista, os quais são responsáveis por equipes de trabalho.

O delegado geral também discutiu sobre a reestruturação da Polícia Civil, que deverá ter seus itens reduzidos para agilizar sua aprovação. As carreiras, que hoje totalizam 14, deverão ser reduzidas para 7, sendo elas delegado, investigador, escrivão, perito, médico legista, agende de polícia e agente de perícia.