9 de fev. de 2011

09/02/2011 - Delegado-geral da Polícia Civil de SP quer vigias noturnos no combate ao crime

Disponível em: http://adpesp.org.br/noticias_exibe.php?id=3127 Acesso em: 9 fev. 2011

Notícias

Vigilantes noturnos no combate à criminalidade. É essa a ideia do delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Marcos Carneiro de Lima, para melhorar a segurança pública no Estado mais populoso do país. Em entrevista à rádio Jovem Pan nesta terça-feira (8), para comentar o assalto à residência do secretário de Transportes paulista, Saulo de Castro Abreu Filho, ele afirmou que os vigias podem ter preocupações além de “cobrar moradores”. As informações são do portal UOL.

Segundo Lima, as regiões nobres da capital paulista, como a da casa do secretário, contam com “vigilantes, que inclusive ficam em guaritas e são registrados pela delegacia da Polícia Civil”. Ele indicou que os vigias poderiam ter ajudado a evitar que cinco homens entrassem na casa de Saulo – ex-ocupante da pasta da Segurança Pública e ponderou que “somente a polícia não consegue resolver problemas dessa envergadura”.

“A sociedade tem que estar mais atenta a essas questões”, disse o delegado-geral. “É responsabilidade da polícia combater o crime, mas também é da sociedade ter uma participação nesse combate. Nós temos nessas regiões aí diversos vigilantes”, lembrou.

“A nossa intenção é melhorar a questão da fiscalização desses vigilantes, para que esses vigilantes de fato não fiquem somente com a preocupação de cobrar os moradores desses locais, e sim que tenham uma efetiva participação na segurança pública”, afirmou Lima.

O incidente ocorreu no bairro rico do Alto de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Os ladrões entraram na residência de Saulo em um veículo, assim que a mulher do secretário e sua filha entravam na garagem. De acordo com o delegado-geral, o roubo foi “ocasional”.