18 de nov. de 2013

APOSENTADO OU NA ATIVA. O QUE É MELHOR PARA A PRESIDÊNCIA DE UMA ENTIDADE?

Embora hajam ainda pequenas controvérsias e poucos e arcáicos seguimentos que acreditam que a Presidência de uma Entidade de Classe deva ser ocupada por alguém que está aposentado, não se deve derramar muito suor em torno de uma questão tão simples.
Não é a toa que existe o instituto do AFASTAMENTO DAS FUNÇÕES pelo período do mandato. O afastamento existe em face de a quase totalidade das Presidências de Sindicatos serem exercidas por trabalhadores DA ATIVA.
E a coisa toda é muito simples.
Ser aposentado por si só não qualifica ninguém de melhor forma para ser ou não Presidente de uma Entidade.
Até porque se já estiver aposentado não sofrerá as consequências árduas no dia a dia dos atos que praticar enquanto Presidente. Quem e quando vai se cobrar um aposentado?
Já o trabalhador da ATIVA se não realizar um bom trabalho, ainda que afastado, aro RETORNAR às suas funções em sua unidade ou em outra, também voltará a trabalhar com os colegas a quem representou durante aqueles anos à frente da Entidade.
E ai sim perceberá na linda pele o que significou sua gestão.
E se não puder se afastar em virtude das características de sua Entidade, melhor ainda.
Pois certamente viverá cara a cara com seus colegas durante todos os dias valorando ainda mais todas as suas decisões e suas consequências, pois delas também experimentará efetivamente. Como ocorre comigo cotidianamente.
Outro argumento DESINTERESSANTE é o de o aposentado ESTÁ LIVRE DAS GARRAS DA CORREGEDORIA.
Senhores, Senhoras:
...quem entra para uma Entidade Sindical ou Associativa deve pensar em tudo. Menos em praticar atos antiéticos e ilegais, seja criminal, civil ou administrativamente.
Muito pelo contrário. Uma Entidade que representa Homens e Mulheres deve fazê-lo com estrita postura digna.
Essa postura deve ser adotada imediatamente, porque qualquer outra postura, como a que presenciamos no Colégio de Líderes em São Paulo, no mês passado, só nos fez passar vergonha, e sermos praticamente "expulsos" da sala, o que certamente ajudou a culminar no vergonhoso resultado do NU que experimentamos. Ou alguém acha que ajudou a classe em algo?
A postura simplista do combate, da crítica, do inimigo, do enfrentamento NÃO FUNCIONOU NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.
FALIU.
Se você está na ATIVA entende muito bem o que é ser representado por um aposentado. Se você é aposentado, não faz diferença ser representado por alguém que está na ATIVA.
Toda Entidade deve ter um Departamento Jurídico e falar através dele quando for necessário. Seja na Corregedoria ou na Justiça, ou onde a lide estiver. Não tem que agir de forma pessoal.
Portanto, ser aposentado ou não, não importa.
Sou Segunda Classe sim e estou na ativa. Nunca ofendi e nem vou ofender ninguém de órgãos corregedores ou judiciais, ou administrativos. E jamais vou sair por ai citando nomes a não ser para elogiar.
Se precisar discutir algo com o Governo ou com a Administração, ou com a Corregedoria, vamos fazê-lo através do Departamento Jurídico e dentro dos estritos limites da Lei. E não na fanfarronice.
Por isso reforço o convite para a reunião do dia 27 de novembro às 19h00min a todos os Investigadores e Escrivães de Terceira Classe, aos Jovens da Ativa, a conhecer nossos trabalhos e outros tantos, e interagirem conosco.
Fábio Morrone - SIPOL PRUDENTE.

17 de nov. de 2013

ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMATAS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Criado grupo "secreto" no www.facebook.com com a finalidade de reunir as mais importantes informações sobre o contexto “POLÍCIA CIVIL”, e discutir como trabalhá-las em prol da Comunidade e da Instituição.
Informações, opiniões, soluções, idéias, ocorrências importantes enfim, tudo que possa eticamente enriquecer o grupo e fomentar a discussão crítica e compromissada com o respeito às divergências de opiniões. Não é sindicato. Não é associação "classista", muito menos "político-partidária".
Aqueles e aquelas que buscam inclusive dados e idéias para realizar monografias com vistas a assuntos policiais e até ascensão à Classe Especial poderão futuramente encontrar aqui dados, bibliografias, bem como suporte em face das regras gerais da ABNT. Implementação da Plataforma Lattes (www.lattes.cnpq.br) para todos os Policiais Civis com Bacharelado com objetivo de aprimorar e evidenciar pelo reconhecimento NO MUNDO ACADÊMICO dessas carreiras alçadas ao Nível Universitário: Investigador de Polícia e Escrivão de Polícia, num verdadeiro trabalho de valorização das mesmas.

16 de nov. de 2013

Respondendo a todos que perguntaram: sou Segunda Classe.


Comissões Específicas / todas as carreiras.

Visando a REESTUTURAÇÃO.
Estamos convidando e abrindo as portas nesse momento para um ou dois representantes dos Investigadores de Polícia na Terceira Classe e um ou dois representantes dos Escrivães de Polícia na Terceira Classe e um ou dois representantes das demais carreiras policiais na Terceira Classe e administrativas, para acompanharem diretamente a Diretoria em suas reuniões e até mesmo oportunamente em viagens à Capital Paulista.
Não só para verificarem "in loco" como as coisas ocorrem, mas também para se prepararem pessoalmente.
Se prepararem para eventualmente construir uma chapa jovem, nova, culta e combativa. De preferência composta ao menos parcialmente por bacharéis em Direito, Administração, Economia ou Contabilidade. Ou para enriquecer as reuniões com as reivindicações e considerações específicas dessas categorias que se julgaram prejudicadas com o PLC 44/13.
Criaremos uma Comissão Especial (composta por esses representantes) para tratar de todos os assuntos que forem por ela levantados.
Convocamos toda a Diretoria do SIPOL e Vice-Presidência para REUNIÃO ORDINÁRIA na sede do SIPOL - Avenida Cel. José Soares Marcondes, 1632, 2 andar, sala 11, centro de Presidente Prudente, no dia 27 de novembro de 2013 com primeira chamada às 18h30 e segunda chamada às 19h00 para tratar desse assunto e de:
1 - reestruturação;
2 - PC 44/2013;
3 - ofício à O.A.B. sobre ocorrências "não criminais" e estímulo ao uso da Internet para extravios;
4 - Comissão Especial de Escrivães e Investigadores da Terceira Classe.

15 de nov. de 2013

12x24 e 12x36 - Diária completa apenas para escala superior a 12 horas.

12 é 12. Não é 12:05 nem 12:15.
Portanto, essa padronização do sistema de lançamento, essa nova modalidade de lançar a Ajuda de Custo Alimentação no sistema agora truncado da Fazenda, também foi truncado para a PM que faz a própria folha? Aliás, ela ainda faz a própria folha?
Dezenas de milhares de Policiais Civis terão a Ajuda de Custo Alimentação percebida pela metade, não bastasse a de outro órgão dobrar de valor.
Valores que já estavam no orçamento de todos os Policiais.
Agora, justo no impacto dos 7% de aumento salarial vem esse novo posicionamento?












GRUPOS NA INTERNET - CYBER-ESPAÇOS. Onde erramos?

Tivemos o prazer e a satisfação, nos último 3 meses, de participar de 8 grupos e alguns sites na Internet.
Essas coletividades sediadas em diferentes espaços têm entre si características peculiares que os distinguem e que também os denotam e lhes dão identidade própria.
Porém cada qual tem no mínimo uma coisa em comum.
E que, ao mesmo tempo lhes dão identidade e lhes tiram o espírito de corpo.
Trataremos disso em breve e após uma pequena assertiva:
"Estamos longe de ser um todo coeso",  em face de cada qual querer ver isso acontecer a partir de seu particular ponto de vista. Um ponto de vista quase que alienado porque não desenha nesse planejamento percalços, derrotas, tropeços e erros.
Ou seja, o problema não tem sido o que os grupos querem conquistar. Mas sim os diferentes métodos utilizados.
Cada um acredita que seu objetivo é melhor - isso é normal.
Cada um acredita que seu método é melhor - normal.
Cada um acredita ser mais capacitado que o outro - é normal.
Cada um acredita saber apontar o defeito alheio - normal.
Cada um acredita saber gerenciar melhor as negociações - normal.
Cada um acredita saber identificar os erros e acertos - normal.
Cada um acredita ser mais legítimo que o outro - normal.
Alguns se julgam melhor que os outros - normal também.
O que não é normal?
O que não é normal é que toda uma riquíssima gama de constatações, informações, conclusões, conceitos, percepções e estratégias e detalhes que surgem em torno dessas inter-relações críticas, não fiquem exclusivamente dentro do ambiente Policial Civil.
Que essa riquíssima gama de informações privilegiadas sejam jogadas no ventilador na forma de críticas abertas, ofensivas, autofágicas, implosivas mesmo.
O tempo todo nas últimas duas semanas interagi em alguns grupos e percebi que eu "achava" que sabia informar. Mas não sei.
Ontem mesmo entendi que o que escrevemos, todos nós, não explicou a realidade das duas últimas reuniões.
E do outro lado, muita gente indignada com a notícia mal colocada, ou até desinformante, também não procurou reperguntar para entender melhor e já foi logo trabalhando.
Virou o que virou.
Pretendo agora, não esgotar o assunto, mas tentar brevemente desfazer o que acredito tenha sido a causa de toda a desinformação.
Na primeira reunião no Palácio dos Bandeirantes estavam quase todos os líderes das Entidades. Só não estava presente o Presidente nem representante do SIPESP. Mas a lista completa de quem participou está no artigo anterior, que abaixo reproduzo até o ponto que creio ser crucial:

Estiveram presentes na mesma reunião da sala 159, 1 andar do Palácio dos Bandeirantes, na ordem de apresentação em sentido anti-horário:
01 - Dr. Blazeck - Delegado Geral de Polícia;
Líderes das Entidades
02 - Cidinha - Sorocaba;
03 - Manoel - SIPESP;
04 - Eumauri - Ribeirão Preto;
05 - Cesar Vanderlei - Jundiaí;
06 - Ilkias; Associação dos Funcionários...;
07 - Valter - Santos e Vale do Ribeira;
08 - Kiko - Campinas (Pres. FEIPOL);
09 - Jarin - IPA - São Paulo;
10 - Jeferson - Piracicaba;
11 - Mauro Cesar - Franca;
12 - Silvana - Ituverava;
13 – Fábio Morrone - SIPOL Prudente;
14 - Horácio - AEPESP;
15 - Bailoni - AIPESP.
Autoridades do Governo:
16 - Dr. Mendes - Secretário Chefe da Casa Civil.
17 - Dr. Semeghini - Secretário de Planejamento;
18 - Dra. Cibele - Secretária Adjunta;
Todos tiveram oportunidade de se expressar de forma a mostrar aos representantes do Governo que o PLC 44/13 não agradou a categoria. Absolutamente. 
Houve protesto principalmente entre o anunciado pelo Governador e pelo Portal do Governo e o constante efetivamente no PLC 44/13.
Os representantes do Governo foram enfáticos em afirmar que não houve erro nem equívoco. O que houve foi a adoção de uma lógica de trabalho e raciocínio que levou aos valores do PLC 44/13.
O cargo de Investigador de Polícia e de Escrivão de Polícia teve seu NU concedido tendo como referência os valores do cargo de Executivo Público cujo salário é de R$ 3.339,00. E, a diferença entre o salário de então do Investigador e Escrivão para o de Executivo Público é de exatos 15%. Olha ai o aumento de 15% anunciado pelo Governador.
Como o cargo de Executivo Público não é abrangido pelo PLC 33/13 (7% lineares), ele não foi levado em conta nas planilhas uma vez que não é salário da categoria policial. Olha ai os 7% fora.
AGORA: é apenas uma simples referência de valor. Não significa que iria transformar Investigadores e Escrivães em executivos públicos.
Portanto não houve um erro, disse a Dra. Cibele. Houve uma decisão que pode ser revista. E foi decidido na reunião que será revista. Inclusive com as simulações de novas planilhas de acordo com o que foi solicitado pelas lideranças das Entidades”.

Aqui, na última oração, não foi dito o que foi solicitado pelas lideranças das Entidades.
Então, o que foi solicitado?
Foi solicitado que na tabela houvesse a recuperação do distanciamento percentual entre as classes, pois na reestruturação, não seria possível resgatá-la, visto que a idéia é vincular o NU a um determinado percentual de outra carreira interna corporis.
MAS NUNCA NINGUÉM PEDIU QUE SE TIRASSE DE ALGUÉM PARA DAR A OUTRO ALGUÉM.
A idéia era um substitutivo já sabendo que havia verba para tal (tanto que o Governo anunciou que na nova tabela ACRESCENTOU 30 milhões, ou seja, não precisava trabalhar só com o valor que fora alocado anteriormente, como equivocadamente entendiam alguns).
O que aconteceu é que em uma segunda reunião, o Governo apresentou uma tabela (a nova que todos conhecem) e que retirava valores da terceira classe.
A revolta foi imediata e ninguém aceitou. Mas o Governo disse que seria aquilo e que NÃO MUDARIA MAIS NADA. Ou seja, foi IMPOSTA A TABELA.
E só três pessoas entraram para essa segunda reunião: Kiko (FEIPOL), Horácio (AEPESP) e Bailoni (AIPESP). Todos os outros líderes foram barrados na porta do Palácio, nessa segunda reunião. Eu mesmo não pude nem ir porque não havia tempo. Pois a reunião fora marcada no mesmo dia.
Por que essas três entidades?
FEIPOL – Sindicatos do Interior – Investigadores e Escrivães;
AIPESP – Investigadores de Polícia;
AEPESP – Escrivães de Polícia.
No mesmo dia pela manhã essas mesmas entidades foram convidadas pelo Delegado Geral para uma reunião sobre o mesmo assunto. Não havendo aceitação de nenhuma dessas Entidades sobre a nova tabela, foi marcada a reunião no Palácio para o mesmo dia de tarde. Por isso só permitiram as mesmas Entidades. Pois juntas representam o maior número de filiados no Estado de São Paulo.

CONCLUSÃO:

Ninguém pediu em nenhum momento para que o distanciamento entre as classes fosse feito em prejuízo da terceira e segunda.
A tabela não foi aceita pelas Entidades na reunião com o Delegado Geral pela manhã, o que originou a reunião de urgência no Palácio de tarde.
A nova tabela não foi aceita terminantemente também na segunda reunião no Palácio MAS FOI IMPOSTA pelo Governo que disse que “seria assim” e que não mudaria mais nada.
PERGUNTA-SE:
1 – Foi uma forma do Governo jogar uns contra os outros?
2 – Se foi está funcionando?
3 – Se está funcionando como deter isso?
4 – Transformando os espaços na Internet em Cyber-botecos?
Não vemos em absoluto posicionamentos críticos abertos nas categorias de funcionários públicos que têm objetivamente conquistado direitos e lugar ao sol.
O lugar correto para isso tudo e muito mais, inclusive dar de dedo na cara dos dirigentes, é a reunião sindical, na sede da Entidade. De portas fechadas como toda organização séria. De preferência com os senhores e senhoras filiados para terem legitimidade e poder para nos tirar da cadeira e assumir um lugar que por natureza deveria ser comandado pelos mais jovens.

SOLUÇÕES. Aguardamos sugestões de Vossas Senhorias em nossos E-mails que podem ser visualizados no lado direito no alto da página. E será saudável a discussão desse assunto discretamente nesses espaços todos. Espaços aos quais retornaremos se formos novamente convidados, um dia.

Uma dica: verifiquem se os sites em que navegam tem endereço físico, CNPJ, telefone para contato e nome do responsável/desenvolvedor. Tem muita gente por ai lendo assessor de deputado achando que está lendo...bem, deixa pra lá.

Fábio Morrone - SIPOL PRUDENTE.



13 de nov. de 2013

PLC 43 e PCL 44

PLC 43/2013 - Carreira Jurídica - APROVADO POR UNANIMIDADE.
 13/11/2013     68 Sessão Extraordinária - Aprovado o Projeto e a Mensagem Aditiva nº 297/2013;
     Prejudicado o Substitutivo de nº  01 e Rejeitadas as Emendas de nº 01 a 13.

PLC 44/2013 - Nível Universitário - CORRIGIDO UM ERRO NA EMENDA. SERÁ VOTADO SEMANA QUE VEM.
12/11/2013Entrada na Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho

DIÁRIAS SERÃO CORTADAS PELA METADE???? Mas que.....

Pulula a notícia nos meios Policiais de que a Fazenda mandou cortar pela metade a Ajuda de Custo para Alimentação dos Policiais Civis.
Na verdade proibindo o lançamento de 12 diárias com tempo superior a 12 horas. O que de fato faz com que os valores recebidos caiam pela metade.
O SIPOL acionou a FEIPOL que estará em contato com urgência com a Administração para verificar o fato e apresentar soluções possíveis.
Não é possível receber 7% com uma mão, e perder R$ 120,00 com a outra. É pra acabar.
Mas vamos manter a atenção redobrada e voltar nossas atenções para os contatos urgentes que estamos estabelecendo.
Fábio Morrone.
 

12 de nov. de 2013

Essa é nova. Não vejo a hora de saber a resposta. Onde se basearam para dar o NU aos PMs? Nos Executivos Públicos?


REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 227, DE 2013
Nos termos do artigo 20, inciso XVI da Constituição do Estado de São Paulo, combinado com o artigo 166 da XIV Consolidação do Regimento Interno, requeiro seja oficiado ao Senhor Secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, para que preste as seguintes informações:
1.            Quantos policiais militares recebem o adicional de NU – Nível Universitário, conforme consta em folha de pagamento pelo código 8052?
2.            Quantos policiais militares recebem o adicional de NU – Nível Universitário, conforme consta em folha de pagamento pelo código 8282?
3.            Quais os critérios adotados pela Polícia Militar para efetuar o pagamento do adicional de NU – Nível Universitário pelo código 8052?
4.            Quais os critérios adotados pela Polícia Militar para efetuar o pagamento do adicional de NU – Nível Universitário pelo código 8282?
JUSTIFICATIVA
As entidades de policiais militares são procuradas constantemente por seus associados, que solicitam informações sobre os critérios que diferenciam o pagamento do adicional NU – Nível Universitário.
Existem algumas distorções ou até mesmo informações desencontradas sobre o assunto.
Em busca dessas informações, de forma oficial, é que apresentamos o presente Requerimento de Informação.       
Sala das Sessões, em 22-8-2013

a)  Rafael Silva
  
Requerimento de Informação   Nº   227 / 2013
DocumentoNúmero Legislativo
Requerimento de Informação   (visualizar documento Documento preparado / numerado)227 / 2013
Ementa
Requer ao Sr. Secretário de Segurança Pública informações sobre o pagamento de adicional de Nível Universitário aos Policiais Militares, dentre outras informações correlatas.
Regime
Tramitação Ordinária
Indexação
ADICIONAL, INFORMAÇÕES, N U (NÍVEL UNIVERSITÁRIO PM), PAGAMENTO, POLICIAIS MILITARES, REQUISITAR INFORMAÇÕES
Autor(es)Apoiador(es)
Rafael Silva
Situação Atual
Último andamento 16/10/2013 Publicado Ofício nº416/2013, da Casa Civil, encaminhando informações relativas à este Requerimento. (DA -pg.32) Clique sobre o último andamento para ver todos andamentos desta proposição.
Andamento
DataDescrição
23/08/2013Publicado no Diário da Assembleia
11/09/2013Recebido pelo requerido - prazo para recebimento da informação: 11/10/2013.
14/10/2013ESGOTADO O PRAZO PARA O RECEBIMENTO DA INFORMAÇÃO.
14/10/2013RECEBIDO O PEDIDO DE REITERAÇÃO.
16/10/2013Publicado Ofício nº416/2013, da Casa Civil, encaminhando informações relativas à este Requerimento. (DA -pg.32)