16 de nov. de 2013

Respondendo a todos que perguntaram: sou Segunda Classe.


Comissões Específicas / todas as carreiras.

Visando a REESTUTURAÇÃO.
Estamos convidando e abrindo as portas nesse momento para um ou dois representantes dos Investigadores de Polícia na Terceira Classe e um ou dois representantes dos Escrivães de Polícia na Terceira Classe e um ou dois representantes das demais carreiras policiais na Terceira Classe e administrativas, para acompanharem diretamente a Diretoria em suas reuniões e até mesmo oportunamente em viagens à Capital Paulista.
Não só para verificarem "in loco" como as coisas ocorrem, mas também para se prepararem pessoalmente.
Se prepararem para eventualmente construir uma chapa jovem, nova, culta e combativa. De preferência composta ao menos parcialmente por bacharéis em Direito, Administração, Economia ou Contabilidade. Ou para enriquecer as reuniões com as reivindicações e considerações específicas dessas categorias que se julgaram prejudicadas com o PLC 44/13.
Criaremos uma Comissão Especial (composta por esses representantes) para tratar de todos os assuntos que forem por ela levantados.
Convocamos toda a Diretoria do SIPOL e Vice-Presidência para REUNIÃO ORDINÁRIA na sede do SIPOL - Avenida Cel. José Soares Marcondes, 1632, 2 andar, sala 11, centro de Presidente Prudente, no dia 27 de novembro de 2013 com primeira chamada às 18h30 e segunda chamada às 19h00 para tratar desse assunto e de:
1 - reestruturação;
2 - PC 44/2013;
3 - ofício à O.A.B. sobre ocorrências "não criminais" e estímulo ao uso da Internet para extravios;
4 - Comissão Especial de Escrivães e Investigadores da Terceira Classe.

15 de nov. de 2013

12x24 e 12x36 - Diária completa apenas para escala superior a 12 horas.

12 é 12. Não é 12:05 nem 12:15.
Portanto, essa padronização do sistema de lançamento, essa nova modalidade de lançar a Ajuda de Custo Alimentação no sistema agora truncado da Fazenda, também foi truncado para a PM que faz a própria folha? Aliás, ela ainda faz a própria folha?
Dezenas de milhares de Policiais Civis terão a Ajuda de Custo Alimentação percebida pela metade, não bastasse a de outro órgão dobrar de valor.
Valores que já estavam no orçamento de todos os Policiais.
Agora, justo no impacto dos 7% de aumento salarial vem esse novo posicionamento?












GRUPOS NA INTERNET - CYBER-ESPAÇOS. Onde erramos?

Tivemos o prazer e a satisfação, nos último 3 meses, de participar de 8 grupos e alguns sites na Internet.
Essas coletividades sediadas em diferentes espaços têm entre si características peculiares que os distinguem e que também os denotam e lhes dão identidade própria.
Porém cada qual tem no mínimo uma coisa em comum.
E que, ao mesmo tempo lhes dão identidade e lhes tiram o espírito de corpo.
Trataremos disso em breve e após uma pequena assertiva:
"Estamos longe de ser um todo coeso",  em face de cada qual querer ver isso acontecer a partir de seu particular ponto de vista. Um ponto de vista quase que alienado porque não desenha nesse planejamento percalços, derrotas, tropeços e erros.
Ou seja, o problema não tem sido o que os grupos querem conquistar. Mas sim os diferentes métodos utilizados.
Cada um acredita que seu objetivo é melhor - isso é normal.
Cada um acredita que seu método é melhor - normal.
Cada um acredita ser mais capacitado que o outro - é normal.
Cada um acredita saber apontar o defeito alheio - normal.
Cada um acredita saber gerenciar melhor as negociações - normal.
Cada um acredita saber identificar os erros e acertos - normal.
Cada um acredita ser mais legítimo que o outro - normal.
Alguns se julgam melhor que os outros - normal também.
O que não é normal?
O que não é normal é que toda uma riquíssima gama de constatações, informações, conclusões, conceitos, percepções e estratégias e detalhes que surgem em torno dessas inter-relações críticas, não fiquem exclusivamente dentro do ambiente Policial Civil.
Que essa riquíssima gama de informações privilegiadas sejam jogadas no ventilador na forma de críticas abertas, ofensivas, autofágicas, implosivas mesmo.
O tempo todo nas últimas duas semanas interagi em alguns grupos e percebi que eu "achava" que sabia informar. Mas não sei.
Ontem mesmo entendi que o que escrevemos, todos nós, não explicou a realidade das duas últimas reuniões.
E do outro lado, muita gente indignada com a notícia mal colocada, ou até desinformante, também não procurou reperguntar para entender melhor e já foi logo trabalhando.
Virou o que virou.
Pretendo agora, não esgotar o assunto, mas tentar brevemente desfazer o que acredito tenha sido a causa de toda a desinformação.
Na primeira reunião no Palácio dos Bandeirantes estavam quase todos os líderes das Entidades. Só não estava presente o Presidente nem representante do SIPESP. Mas a lista completa de quem participou está no artigo anterior, que abaixo reproduzo até o ponto que creio ser crucial:

Estiveram presentes na mesma reunião da sala 159, 1 andar do Palácio dos Bandeirantes, na ordem de apresentação em sentido anti-horário:
01 - Dr. Blazeck - Delegado Geral de Polícia;
Líderes das Entidades
02 - Cidinha - Sorocaba;
03 - Manoel - SIPESP;
04 - Eumauri - Ribeirão Preto;
05 - Cesar Vanderlei - Jundiaí;
06 - Ilkias; Associação dos Funcionários...;
07 - Valter - Santos e Vale do Ribeira;
08 - Kiko - Campinas (Pres. FEIPOL);
09 - Jarin - IPA - São Paulo;
10 - Jeferson - Piracicaba;
11 - Mauro Cesar - Franca;
12 - Silvana - Ituverava;
13 – Fábio Morrone - SIPOL Prudente;
14 - Horácio - AEPESP;
15 - Bailoni - AIPESP.
Autoridades do Governo:
16 - Dr. Mendes - Secretário Chefe da Casa Civil.
17 - Dr. Semeghini - Secretário de Planejamento;
18 - Dra. Cibele - Secretária Adjunta;
Todos tiveram oportunidade de se expressar de forma a mostrar aos representantes do Governo que o PLC 44/13 não agradou a categoria. Absolutamente. 
Houve protesto principalmente entre o anunciado pelo Governador e pelo Portal do Governo e o constante efetivamente no PLC 44/13.
Os representantes do Governo foram enfáticos em afirmar que não houve erro nem equívoco. O que houve foi a adoção de uma lógica de trabalho e raciocínio que levou aos valores do PLC 44/13.
O cargo de Investigador de Polícia e de Escrivão de Polícia teve seu NU concedido tendo como referência os valores do cargo de Executivo Público cujo salário é de R$ 3.339,00. E, a diferença entre o salário de então do Investigador e Escrivão para o de Executivo Público é de exatos 15%. Olha ai o aumento de 15% anunciado pelo Governador.
Como o cargo de Executivo Público não é abrangido pelo PLC 33/13 (7% lineares), ele não foi levado em conta nas planilhas uma vez que não é salário da categoria policial. Olha ai os 7% fora.
AGORA: é apenas uma simples referência de valor. Não significa que iria transformar Investigadores e Escrivães em executivos públicos.
Portanto não houve um erro, disse a Dra. Cibele. Houve uma decisão que pode ser revista. E foi decidido na reunião que será revista. Inclusive com as simulações de novas planilhas de acordo com o que foi solicitado pelas lideranças das Entidades”.

Aqui, na última oração, não foi dito o que foi solicitado pelas lideranças das Entidades.
Então, o que foi solicitado?
Foi solicitado que na tabela houvesse a recuperação do distanciamento percentual entre as classes, pois na reestruturação, não seria possível resgatá-la, visto que a idéia é vincular o NU a um determinado percentual de outra carreira interna corporis.
MAS NUNCA NINGUÉM PEDIU QUE SE TIRASSE DE ALGUÉM PARA DAR A OUTRO ALGUÉM.
A idéia era um substitutivo já sabendo que havia verba para tal (tanto que o Governo anunciou que na nova tabela ACRESCENTOU 30 milhões, ou seja, não precisava trabalhar só com o valor que fora alocado anteriormente, como equivocadamente entendiam alguns).
O que aconteceu é que em uma segunda reunião, o Governo apresentou uma tabela (a nova que todos conhecem) e que retirava valores da terceira classe.
A revolta foi imediata e ninguém aceitou. Mas o Governo disse que seria aquilo e que NÃO MUDARIA MAIS NADA. Ou seja, foi IMPOSTA A TABELA.
E só três pessoas entraram para essa segunda reunião: Kiko (FEIPOL), Horácio (AEPESP) e Bailoni (AIPESP). Todos os outros líderes foram barrados na porta do Palácio, nessa segunda reunião. Eu mesmo não pude nem ir porque não havia tempo. Pois a reunião fora marcada no mesmo dia.
Por que essas três entidades?
FEIPOL – Sindicatos do Interior – Investigadores e Escrivães;
AIPESP – Investigadores de Polícia;
AEPESP – Escrivães de Polícia.
No mesmo dia pela manhã essas mesmas entidades foram convidadas pelo Delegado Geral para uma reunião sobre o mesmo assunto. Não havendo aceitação de nenhuma dessas Entidades sobre a nova tabela, foi marcada a reunião no Palácio para o mesmo dia de tarde. Por isso só permitiram as mesmas Entidades. Pois juntas representam o maior número de filiados no Estado de São Paulo.

CONCLUSÃO:

Ninguém pediu em nenhum momento para que o distanciamento entre as classes fosse feito em prejuízo da terceira e segunda.
A tabela não foi aceita pelas Entidades na reunião com o Delegado Geral pela manhã, o que originou a reunião de urgência no Palácio de tarde.
A nova tabela não foi aceita terminantemente também na segunda reunião no Palácio MAS FOI IMPOSTA pelo Governo que disse que “seria assim” e que não mudaria mais nada.
PERGUNTA-SE:
1 – Foi uma forma do Governo jogar uns contra os outros?
2 – Se foi está funcionando?
3 – Se está funcionando como deter isso?
4 – Transformando os espaços na Internet em Cyber-botecos?
Não vemos em absoluto posicionamentos críticos abertos nas categorias de funcionários públicos que têm objetivamente conquistado direitos e lugar ao sol.
O lugar correto para isso tudo e muito mais, inclusive dar de dedo na cara dos dirigentes, é a reunião sindical, na sede da Entidade. De portas fechadas como toda organização séria. De preferência com os senhores e senhoras filiados para terem legitimidade e poder para nos tirar da cadeira e assumir um lugar que por natureza deveria ser comandado pelos mais jovens.

SOLUÇÕES. Aguardamos sugestões de Vossas Senhorias em nossos E-mails que podem ser visualizados no lado direito no alto da página. E será saudável a discussão desse assunto discretamente nesses espaços todos. Espaços aos quais retornaremos se formos novamente convidados, um dia.

Uma dica: verifiquem se os sites em que navegam tem endereço físico, CNPJ, telefone para contato e nome do responsável/desenvolvedor. Tem muita gente por ai lendo assessor de deputado achando que está lendo...bem, deixa pra lá.

Fábio Morrone - SIPOL PRUDENTE.



13 de nov. de 2013

PLC 43 e PCL 44

PLC 43/2013 - Carreira Jurídica - APROVADO POR UNANIMIDADE.
 13/11/2013     68 Sessão Extraordinária - Aprovado o Projeto e a Mensagem Aditiva nº 297/2013;
     Prejudicado o Substitutivo de nº  01 e Rejeitadas as Emendas de nº 01 a 13.

PLC 44/2013 - Nível Universitário - CORRIGIDO UM ERRO NA EMENDA. SERÁ VOTADO SEMANA QUE VEM.
12/11/2013Entrada na Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho

DIÁRIAS SERÃO CORTADAS PELA METADE???? Mas que.....

Pulula a notícia nos meios Policiais de que a Fazenda mandou cortar pela metade a Ajuda de Custo para Alimentação dos Policiais Civis.
Na verdade proibindo o lançamento de 12 diárias com tempo superior a 12 horas. O que de fato faz com que os valores recebidos caiam pela metade.
O SIPOL acionou a FEIPOL que estará em contato com urgência com a Administração para verificar o fato e apresentar soluções possíveis.
Não é possível receber 7% com uma mão, e perder R$ 120,00 com a outra. É pra acabar.
Mas vamos manter a atenção redobrada e voltar nossas atenções para os contatos urgentes que estamos estabelecendo.
Fábio Morrone.
 

12 de nov. de 2013

Essa é nova. Não vejo a hora de saber a resposta. Onde se basearam para dar o NU aos PMs? Nos Executivos Públicos?


REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 227, DE 2013
Nos termos do artigo 20, inciso XVI da Constituição do Estado de São Paulo, combinado com o artigo 166 da XIV Consolidação do Regimento Interno, requeiro seja oficiado ao Senhor Secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, para que preste as seguintes informações:
1.            Quantos policiais militares recebem o adicional de NU – Nível Universitário, conforme consta em folha de pagamento pelo código 8052?
2.            Quantos policiais militares recebem o adicional de NU – Nível Universitário, conforme consta em folha de pagamento pelo código 8282?
3.            Quais os critérios adotados pela Polícia Militar para efetuar o pagamento do adicional de NU – Nível Universitário pelo código 8052?
4.            Quais os critérios adotados pela Polícia Militar para efetuar o pagamento do adicional de NU – Nível Universitário pelo código 8282?
JUSTIFICATIVA
As entidades de policiais militares são procuradas constantemente por seus associados, que solicitam informações sobre os critérios que diferenciam o pagamento do adicional NU – Nível Universitário.
Existem algumas distorções ou até mesmo informações desencontradas sobre o assunto.
Em busca dessas informações, de forma oficial, é que apresentamos o presente Requerimento de Informação.       
Sala das Sessões, em 22-8-2013

a)  Rafael Silva
  
Requerimento de Informação   Nº   227 / 2013
DocumentoNúmero Legislativo
Requerimento de Informação   (visualizar documento Documento preparado / numerado)227 / 2013
Ementa
Requer ao Sr. Secretário de Segurança Pública informações sobre o pagamento de adicional de Nível Universitário aos Policiais Militares, dentre outras informações correlatas.
Regime
Tramitação Ordinária
Indexação
ADICIONAL, INFORMAÇÕES, N U (NÍVEL UNIVERSITÁRIO PM), PAGAMENTO, POLICIAIS MILITARES, REQUISITAR INFORMAÇÕES
Autor(es)Apoiador(es)
Rafael Silva
Situação Atual
Último andamento 16/10/2013 Publicado Ofício nº416/2013, da Casa Civil, encaminhando informações relativas à este Requerimento. (DA -pg.32) Clique sobre o último andamento para ver todos andamentos desta proposição.
Andamento
DataDescrição
23/08/2013Publicado no Diário da Assembleia
11/09/2013Recebido pelo requerido - prazo para recebimento da informação: 11/10/2013.
14/10/2013ESGOTADO O PRAZO PARA O RECEBIMENTO DA INFORMAÇÃO.
14/10/2013RECEBIDO O PEDIDO DE REITERAÇÃO.
16/10/2013Publicado Ofício nº416/2013, da Casa Civil, encaminhando informações relativas à este Requerimento. (DA -pg.32)

BAILE DO SIPOL - MENSAGEM DO DELEGADO GERAL.


Exmo. Sr. Dr. Antenor Ferreira Pavarina lê mensagem do Exmo. Delegado Geral no Baile do SIPOL durante intervalo da Banda Athenas.


A MENSAGEM: 
Exmo. Dr. Walmir Geralde, amigo fraterno e Diretor do DEINTER-8,
Prezado Fábio Morrone, combativo Presidente do Sindicato dos Policiais
Civis da Região de Presidente- SIPOL,
Valorosos integrantes da nossa Polícia Civil bandeirante,
Senhoras e senhores, boa noite!
Antes de tudo, gostaria de, em meu nome de minha
família, agradecer o honroso convite que nos foi formulado, para
participarmos desta agradável noite de confraternização.
Tenham certeza de que, se neste momento não estamos
fisicamente presentes, em razão de inúmeros compromissos oficiais
previamente agendados, estamos irmanados, pois aqui se encontram
nossos melhores sentimentos e vibrações.
Gostaria de, na pessoa do Dr. Walmir Geralde, transmitir a
todas as Autoridades Policiais os nossos cumprimentos pelo empenho e
esmero na direção das diversas unidades policiais que compõem o
DEINTER-8.
Em mesmo sentido, valho-me do Ilmo. Presidente do
Sindicato dos Policiais Civis da Região de Presidente Prudente, Fábio
Morrone, para agradecer a todos e a cada um dos valorosos policiais civis,
das diversas carreiras, que de forma incansável, ao longo do último ano,
empreenderam esforços hercúleos, no desempenho de suas funções, para
defesa da sociedade e garantia da ordem.
Saibam que os atuais Projetos de Leis Complementares de
interesse da classe marcam tão-somente o início de um caminho que visa
ao fortalecimento da Polícia Civil, constitucionalmente definida como
essencial à função jurisdicional e à manutenção da ordem pública.
Com o compromisso de que, brevemente, estaremos
juntos em visita a vossa região, peço que aceitem um afetuoso abraço e os
votos de boas festas, bem como de um Ano Novo repleto de conquistas,
saúde e felicidades.
Boa noite!

Luiz Maurício Souza Blazeck
Delegado Geral de Polícia

Em breve as fotografias estarão disponíveis a todos os Filiados.

ONDE? QUANDO? POR QUÊ?

Regras PUBLICITÁRIAS PROFISSIONAIS de como discutir os assuntos salariais da Polícia Civil:
ONDE?
1 - nunca na frente de outros funcionários que não sejam Policiais Civis;
2 - nunca em público, em bares, restaurantes, calçadas;
3 - nunca na frente dos cidadãos que estão nas Delegacias;
4 - nunca passar informações sobre nossas conquistas nem sobre nossas derrotas fora da Polícia Civil;
5 - nunca a jornalistas sem antes ter discutido o assunto em Assembléia com a classe;
6 - JAMAIS nas redes sociais ou em comentários abertos na Internet;
QUANDO?
1 - reuniões fechadas onde as pessoas acima não possam ouvir o discutido;
2 - na sede de seu Sindicato quando convidado para reuniões;
3 - todos os dias, desde que discretamente, na própria unidade, porém fora do alcance visual e auditivo do público;
POR QUÊ?
1 - Porque as pessoas de fora em geral (a grande massa com a qual não podemos nos comparar pela natureza do trabalho) recebem salário menor que o nosso e não se identificariam com nossas reivindicações, muito pelo contrário, traria efeito inverso de indignação e aversão. Naturalmente partidos políticos incutiram publicitariamente na cabeça da massa votante o ódio ao Funcionário Público. A imagem de vagabundo e despreparado. Vejam o que ocorre com os professores. Antigamente os pais apoiavam a greve dos professores. Hoje, além de não educar os filhos colocam a culpa nos professores;
2 - Nas redes sociais cada um fala o que quer. Não mede palavras nem mesmo guarda sigilo dos procedimentos que estão sendo realizados. Ao menor descontentamento, inabilmente alguns atacam a tudo e a todos. A única coisa que ganham é o enfraquecimento e desmotivação dos únicos que podem fazer algo.
Eo principal efeito desses desabafos impensados (não estou julgando se são justos ou não), é o outro lado dizendo: "como é fácil desestabilizar esses canastrões". É por canastrões e fanfarrões que passamos ao atirarmos verbalmente nas próprias entidades.
3 - Do que um líder sindical tem medo? Só do seu voto amigo. Só do seu voto. Filie-se e tire-o de lá se não estiver a seu contento. Que o mesmo aconteça conosco aqui se estivermos lutando mal. Não ser atendido é uma coisa a ser criticada com o chefe. Não ter lutado é uma coisa a ser criticada com a Entidade.
Achar que um líder sindical se vendeu por 80, 90 Reais a menos na tabela salariam de um policial beira o ridículo.
Cuidado, muito cuidado com assessores de deputados do outro lado que estão por detrás de sítios na internet. E você, leitor, nem sonha quem é.
Se não é Policial Civil, em termos de negociação salarial, não é amigo.
Não vamos confundir amizade pessoal nem admiração com o aliado de verdade.

PARABÉNS KIKO, PARABÉNS FEIPOL, OBRIGADO DELEGADO GERAL.

Após constatar que somente a consulta Criminal dos Delegados de Policia estava no sistema da Policia Civil, de forma RESERVADA, a FEIPOL – SUDESTE oficiou ao Delegado Geral de Policia, Dr. Luiz Maurício Souza Blazeck, solicitando que seja dispensado o mesmo tratamento a todas as carreiras, uma vez que pertencemos a mesma instituição e corremos os mesmo riscos.
O Delegado Geral de Policia atendeu a solicitação e estará enviando mensalmente ao DIPOL, listagem com dados de Policiais Civis de todas as carreiras, para inclusão no sistema RESERVADO.

Atenciosamente
APARECIDO LIMA DE CARVALHO (KIKO)
PRESIDENTE DA FEIPOL SUDESTE.

TECERIAS CLASSES

Sabia que o que o IAMSPE cobra de você é mais do que ele lhe deu de Nível Universitário em 2014?

IAMSPE

Responsáveis pelo IAMSPE. Vocês são usuários do IAMSPE ou têm plano de saúde privado?
Vamos requerer informações sobre o número de Cargos em Comissão e seus salários, bem como suas sedes de exercício, cargas horárias e funções, por escrito, e com protocolo de acordo com a Lei, e acompanhamento de nosso Departamento Jurídico.
Vamos requerer informações sobre valores totais de arrecadação oriunda dos pagamentos de todos os funcionários públicos do Estado de São Paulo, o montante, o trâmite desses valores e o destino. Onde ficam alocados e seu gerenciamento
Vamos requerer informações sobre as obrigações de repasse por parte do Governo do Estado de São Paulo e com quanto efetivamente contribuiu. E os motivos de tê-lo feito ou não.
Vamos requerer informações, enfim, que serão submetidas a uma auditoria externa a priori, e que depois embasará possível comunicação e pedido de providências ao Ministério Público.
Ao final decidiremos com as lideranças das demais categorias de funcionários públicos no Estado de São Paulo sobre a possível desvinculação em massa, via judicial, de todos os contribuintes, desse órgão que não consegue dar atendimento decente que um plano de saúde QUE NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, mas que cobra como gente grande.
Qual o patrimônio móvel e imóvel do IAMSPE? Pode-se comprar Hospitais com o dinheiro do IAMSPE e destiná-lo a uso público?
SIPOL-PRUDENTE.

11 de nov. de 2013

REESTRUTURAÇÃO - A BOLA DA VEZ

Não deverá haver aglutinação de carreira nenhuma.
Não deverá haver extinção de carreira alguma.
Deverão haver três níveis salariais na Polícia Civil:
1 - Carreira Jurídica - Delegados;
2 - Nível Universitário - Investigadores e Escrivães;
3 - Nível Médio - Demais Carreiras (todas).
Há planos a nível Constitucional Federal de que os IMLs e ICs de todo o País sejam efetivamente autônomos e "fora da Polícia Civil". Pode ser que os Estados já estejam se preparando para seguir esse modelo.
No Estado de São Paulo só há uma Academia de Polícia, uma Corregedoria. Quem sabe com o novo modelo Federal isso sofra alguma mudança. Tudo para assegurar a integridade da "cadeia de provas".

Opiniões a respeito desse possível novo panorama:
fabiomorrone@sipol.com.br