9 de mai. de 2012

Nova história dos policiais civis da região sudeste


Nova história dos policiais civis da região sudeste

Publicado em: 7 mai 2012 por Gabriela Chermon (www.feipol.org.br)

Mais de 60 mil policiais civis fazem parte da Base da Federação Sudeste, que já em sua fundação, se filiou Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST)

Em assembléia geral da categoria, realizada na sede do Sindicato dos Policiais Civis de Campinas (SINPOL/CAMPINAS – SP), na manhã deste domingo (6), foi fundada a Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Sudeste – FEIPOL/SE. A diretoria eleita foi empossada com 12 sindicatos de trabalhadores policiais civis filiados.

O investigador de polícia Aparecido Lima de Carvalho, carinhosamente chamado de Kiko, e presidente do SINPOL/Campinas(SP) foi eleito como presidente da entidade tendo como vice, Fernando Bandeira presidente do SINPOL/RJ, e como secretário-geral Valério Schettino Valente também secretário do SINDETIPOL/MG .

O presidente da comissão pró-fundação da FEIPOL/SE e vice-presidente da Feipol Centro-oeste e Norte, Ernani Lucena presidiu a plenária, parabenizou a diretoria eleita e afirmou que a categoria fez ótima escolha ao eleger pessoas que, segundo ele, tem experiências suficientes para representar a polícia civil. “Admiro a coragem desses diretores que, mesmo em meio às dificuldades, têm forças para continuar na luta em busca de melhores condições de trabalho para a categoria, da qual também faço parte”, destacou Ernani.

O presidente eleito, Kiko, cumprimentou a todos os presentes e ressaltou que a fundação da FEIPOL/SE representa um grande marco histórico: “Entendemos que sem essa Federação o sindicalismo da região sudeste estaria “manco”. Sei que é um grande desafio estar à frente da Federação nos próximos três anos, contudo, defenderemos as causas dos policiais civis”, disse o presidente.

Em discurso, o vice-presidente da FEIPOL/SE Fernando Bandeira reiterou seu compromisso com a categoria e enfatizou a importância de Ernani Lucena e Valério Valente na condução do processo para a fundação da Federação: “O trabalho realizado por eles foi fundamental para a criação dessa entidade”, enfatizou.

Para o secretário-geral da entidade, Valério Schettino a criação da FEIPOL/SE representou a vitória de uma batalha de muitos anos: “Para nós do sindicalismo a guerra nunca acaba, essa foi apenas uma batalha vencida. Demos um salto para o fortalecimento da polícia civil brasileira”.

O secretário-geral da Confederação Brasileira de Policiais (Cobrapol) e também secretário do SINDPOC/BA, Bernardino Gayoso falou sobre a importância da fundação dessa Federação para o fortalecimento da Cobrapol e explanou que para a reconstrução da Confederação é preciso se fazer cumprir a portaria nº186, determina que para manter a Confederação é preciso ter três Federações regularizadas e filiadas: “Felicito à diretoria eleita que terá o desafio de um mandato de três anos. Confiamos no trabalho da Feipol/SE e reiteramos nosso apoio à entidade”.

A FEIPOL/SE inicia já com grande desafio, com trabalho deliberado, para a realização do 1º CONFEIPOL/SE (1º Congresso da Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Sudeste), a ser realizado nos dias 19 e 20 de outubro/2012.

Também estiveram presentes na assembleia de fundação e posse, o presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores/SP, Luizinho; o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores/MG, Antônio Miranda, além de vários policiais civis da região.

Sindicatos de Trabalhadores Policiais Civis filiados à FEIPOL/SE:
SINPOL/CAMPINAS
SINPOL/RJ
SINDETIPOL/MG
SINDPECRI/MG
SINPOL/RIBEIRÃO PRETO (SP)
SINPOL/SANTOS (SP)
SINPOL/MOGI DAS CRUZES (SP)
SINPOL/SOROCABA (SP)
SINPOL/ES
SINDEPES/ES
SINPOL/MARÍLIA (SP)
SINPOL/ PRESIDENTE PRUDENTE (SP)