10 de jan. de 2011

JUIZ ALERTA POLICIA CIVIL PIRACICABA ESTA FALIDA



Materia: jornal de Piracicaba – edição de 26.12.2010 – Página principal

JUIZ CORREGEDOR ALERTA QUE POLICIA CIVIL ESTÁ FALIDA EM PIRACICABA


O juiz corregedor de Piracicaba, Rogério de Toledo Pierri, aponta que a situação da Policia civil na cidade é de falencia. a constatação kfoi feita após tres anos consecutivos realizando a correição nos distritos policiais. segundo o Juiz, há sérios problemas tanto estruturais como de falta de delegados, investigadores e escrivães. Um exemplo da caótica situação, foi constatado pelo Jornal de Piracicaba no 2º Distrito Policial. Lá, funcionários dividem o espaço com fiação elétrica exposta e vidros quebrados. diz ainda o juiz que a falta de estrutura da policia aliada ao crescente volume de criminalidade, de mais complexidade nos crimes e da organização criminal, ligada a facções, resulta na evidente falencia que ele aponta. A situação é reforçada pela presidente da Associação dos delegados de Polícia do estado de São Paulo, Marilda Aparecida Pansonato Pinheiro. Ela afirma que a situação em Piracicaba não é diferente da do Estado, e que, de fato, “está falida”.

A situação é tão critica que o juiz chamou de herois os delegados, escrivães e investigadores que trabalham em Piracicaba. De acordo com o juiz, faltam prédios apropriados, computadores, viaturas e funcionários…. Tres abis depois, a única mudança foi a substituição de algumas viaturas. Não houve investimentos em mais policiais. Para o juiz, além de gerar grande dificuldade na execução dos trabalhos, o fato de o Estado não enviar jovens investigadores fará com que Piracicaba tenha uma policia velha. Os bons profissionais, aqueles experientes, vão se aposentando e como o Estado não envia novos, não há troca de experiencia. Outro problema apontado pelo juiz e o não reconhecimento por parte do estado no trabalho dos policiais. com a estrutura que eles trabalham, eles são verdadeiros herois. esses profissionais vivem em extrema exposição e necessitam de recoonhecimento. O Estado precisa melhorar os salários e dar condições mínimas de trabalho, estruturando as delegacias.

PROCURADA PARA COMENTAR AS DECLARAÇÕES DO JUIZ CORREGEDOR, A ASSESSORIA DE IMPRRENSA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA INFORMOU QUE NAO IRA SE PRONUNCIAR SOBRE O ASSUNTO.